7/19/2008

FACTA 2 Peça "BEILEIRA" 1990, estreia em Bézies, França, interpretada por Kdadalak, grupo então constituído por refugiados de Timor-Leste

"Através da narração e da representação metafóricas surgem os sinais da guerra, dos crimes, das torturas. Para isso o encenador Carlos Melo serviu-se de elementos muito simples, usando a técnica da repetição, cara a Bob Wilson e também a Kantor: um grito (o tiro) e uma jovem cai, imagem que se repete muitas vezes, como se repetem outras imagens e cenas inteiras, fixação obsessiva da destruição."
Carlos Porto, in Diário de Lisboa, de 21 de Julho de 1990
Nunca até ler esta critica de Carlos Porto ouvira falar de Bob Wilson ou Kantor... Ah ignorância!
"Beileira", Texto/Encenação e dramaturgia (baseada em lendas de Timor-Leste): Carlos Melo. Intérpretes: Prisca Jeró-Sandra Mendonça, Inocência Neves, Meireles Boavida, Leonor Mota, Mário Miranda, Altino Araújo, Luis Neves, Sandra Jerónimo, Virginia Soares, Filomena Gama, Leonor Ximenes, Pascoal Boavida, Inês Araújo, Carla Araújo, Glicínia Horta, Nadia Neves, Cristalina Correia e Lúcia Lemos (ou Teresa Mónica). Kdadalak Teatro. Patrocínio da Fundaçao Borja da Costa. Estreia em Bézies (França) em Maio de 1990 e no IFICT, em Lisboa, a 2 de Julho do mesmo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue