11/02/2011

Philippe AskenazyThomas CoutrotAndré OrléanHenri SterdyniakJoão RodriguesNuno SerraManifesto dos Economistas Aterrados, Crise e Dívida na Europa 22 Medidas Para Sair do Impasse. Lisboa: Actual Editora, 2011 (ca. 88 pp e 5 euros)




“A explosão recente da dívida pública na Europa e no mundo deve-se (…) aos planos de salvamento do sector financeiro e, sobretudo, à recessão provocada pela crise bancária e financeira que começou em 2008 (…) Perante a ausência de uma harmonização fiscal, os Estados europeus dedicaram-se livremente à concorrência fiscal, baixando os impostos sobre as empresas, os salários mais elevados e o património” (pp. 42,3)

“Sim, a economia é política e deve estar, por esse motivo, sujeita ao debate” (Prefácio, de João Rodrigues e Nuno Serra (http://ladroesdebicicletas.blogspot.com)



“Uma auditoria à dívida pública do país seria um primeiro passo para saber quem detém os títulos nacionais e em que condições. Só assim se poderá saber quem está a ganhar com o processo de transferência de rendimentos das classes populares para o sistema financeiro. Portugal e os restantes países periféricos devem, pois, colocar a possibilidade de uma reestruturação da dívida por si organizada para forçar alterações europeias que superem as políticas de austeridade. A rebelião das periferias exige uma rebelião intelectual prévia. E este manifesto pode, justamente, contribuir de modo significativo para o desencadear” (in prefácio, pp. 15,6)
CARRILHO, Pedro Queiroga, O Seu Primeiro Milhão. Como Poupar e Fazer Crescer o Seu Dinheiro. Alfragide: grupo Leya, 2010 (Ca. 116 pp. e 10 Euros)


“teria sido necessário que alguém nos dissesse muitas vezes quando éramos novos: “Não tens dinheiro, não compras.” (p. 37)


“o que importa não é quanto ganhamos mas sim quanto dinheiro conservamos.” (p.51)


“O que (...) possibilitou que se tornassem milionários (...) :
- manter  os objectivos e não sair do caminho;
- aprender com quem já o fez;
- estar num negócio que se ama, a fazer algo que se ame;
- associar-se a pessoas bem sucedidas;
- ser integro e merecer a confiança de outras pessoas;
- resolver problemas de atitude pessoal;
- ser sábio relativamente a dinheiro;  (p. 52)


“Ao recebermos um ordenado devemos retirar logo uma percentagem de dinheiro para uma conta poupança ou de investimento.” (p. 55)


Arquivo do blogue