10/14/2012



STEPHENSON, Sean, Chega de Mas! Como dei passos de gigante na minha vida e tu podes dar também. Lisboa: ed. Nascente, 2012 (ca. 175 pp. e 15 euros)


“Sem paixão, ficamos enredados na teia do simplesmente ganhar a vida, em vez de conceber a vida”


“Devo o meu espírito combativo aos meus pais que desde o meu primeiro dia de vida se empenharam em fazer-me sobreviver, em que eu vingasse e me transformasse numa força poderosa neste planeta”  (p.15 ) [Sean nasceu com a doença de Oi ou doença da fragilidade óssea – N.de Kriu]
“A necessidade de lidar com a dor levava-me a escolher naturalmente técnicas de meditação,  (…) A dor foi minha professora e eu o seu melhor aluno” (p.18)


«Sean» declarou ela [a mãe – N. de Kriu] a dor é inevitável. Acaba sempre por nos afetar a todos. Já o sofrimento é opcional” (p. 21)


“Mas se começarem a reparar que alguns dos vossos amigos só falam do que está mal, do que não presta ou do que é injusto no mundo e nas suas vidas – e por extensão, na vossa vida – isso significa que estão a falar com um consumidor. Vocês têm uma energia limitada, certo? Se deixarem esses vampiros de energia consumir-vos, ficarão sem forças para lidar convosco próprios” (p. 136)


“Temos de olhar para lá do comportamento dos outros e tentar perceber o que é que se passa no mundo interior deles que os faz serem tão descarados, mal-educados, egoístas e maus no seu mundo exterior. Repito: as pessoas não se medem pelo seu comportamento”.
“O vosso objetivo não é corrigir o comportamento deles, mas sim ajudá-los a libertarem-se da armadilha que lhes prende a mente e o coração” (p. 49)



Arquivo do blogue