10/11/2009

Histórias de Filmes 2 "Uma Canção de Amor", de Karin Albou



"UMA CANÇÃO DE AMOR"


(Le chant des Mariées) - França – Tunísia – 2008


O tema trata de uma amizade entre duas jovens de dezesseis anos; cuja afeição, marcada por uma suave canção, começou na infância. Uma delas é de origem mulçumana e a outra, judia. A história se passa na Tunísia, no período da segunda guerra mundial, em 1942. Antes disso, embora obedientes a culturas diversas, judeus e mulçumanos viviam em paz


A cineasta Karin Albou, de ascendência argelina, em 2005 foi bem-sucedida na direção de A Pequena Jerusalem”; e nesta outra obra sensível, sensual e delicada não teve um desempenho menos relevante.


O filme aborda vários aspectos interessantes, culturalmente falando. Mostra a Tunísia sendo ocupada pelos alemães, obrigando os habitantes a se dividirem entre cooperar com a crueldade imposta pelos nazistas ou serem solidários aos colonizadores franceses.


Myriam (Lizzie Brocheré) é a jovem judia que, para salvar sua mãe, viúva e desamparada, concorda em casar com um médico rico, bem mais velho que ela, interpretado por Símon Abkarian, e pelo qual não tem a menor atração.

Sente-se perdida naquela situação para qual não vê saída; pois, na verdade, gostaria de estar no lugar de Nour (Olympe Boval) que tem um casamento arranjado com Khaled (Najib Oudeghiri).


Khaled é um jovem mulçumano, bonito e sedutor; mas está desempregado. E Nour lamenta não receber dele os presentes caros que sua amiga ganha do noivo.

Este, por sua vez, temendo ser repudiado pela família da noiva, em razão do desemprego, resolve trabalhar para os nazistas, na perseguição aos judeus.


Toda essa situação tumultua a amizade das jovens; mas apesar de todos os conflitos amorosos, sociais e de raça; sob os terríveis bombardeios alemães sobre a Tunísia, o que prevalece é a força de uma grande amizade.


Nair Lucia De Britto







Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Arquivo do blogue