12/21/2007

GESTÃO 7

SANBORN, Mark, Vocês Não Precisam De Um Título Para Ser Líder, Porto, Ed. Fronteira do Caos, 2007
“É melhor fazermos alguma coisa do que não fazermos nada. Se ficarmos onde estamos, ficamos onde o inimigo nos quer. Se começarmos a fazer alguma coisa, mudamos as regras do jogo” General Peter Page, cit. p. 102

MAXWELL, John C. , Talento Não É Tudo, Lisboa, ed. Monte Virtual, 2007
Acreditar, Paixão, Iniciativa, Foco, Preparação, Prática, Perseverança, Coragem, Receptividade ao ensino, Relacionamentos, Responsabilidade, Trabalho de equipa.

ECOLOGIA 2

REEVES, Hubert com LENOIR, Frederic, A Agonia da Terra, Lisboa, Gradiva, 2006
Há uma questão fundamental que se põe de forma cada vez mais premente: a crise planetária contemporânea terá fim graças à acção determinada dos terrestres ou graças ao seu desparecimento? A bola está anda no nosso meio-campo mas por quanto tempo?” (p. 16)
“Não é irrealista prever que teremos eliminado metade de todas as espécies vivas e meio do séc. XXI” (Michael Novacek, citado na p. 22)
Segundo o programa das Nações Unidas para o Ambiente: cerca de 25% dos mamíferos (1130 espécies) e 12% de aves estão ameaçados de extinção (fonte: Scientific Americain, NOv. de 2007).
Acerca da recondução da vida à sua forma bacteriana unicelular:
“Extremófilas” – nome de variedade de bactérias capazes de sobreviver em condições assombrosas. Entre as extremófilas, incluem-se invertebrados microscópicos, fungos e musgos que habitam os arredores frios e secos do Antárctico. Há também micróbios especializados que vivem nsa chaminés vulcânicas oceânicas a temperaturas vizinhas do ponto de ebulição da água e organismos marinhos que sobrevivem a pressões mil vezes superiores à pressão atmosférica. Outros organismos prosperam a altitudes muito superiores à do monte Everest” (p. 198/9)
Um planeta são encontra um planeta doente:
- Que te aconteceu?
- Nem queiras saber! Apanhei humanidade!
- Descansa, eu também tive essa infecção mas imagina, é mal que se autocura, desparece por si. (p. 33)
A vida terrestre levou mil milhões de anos para passar das células individuais até ao nível dos primatas mas o Sol durará cinco milhões de anos antes de vaporizar o planeta. Na escala cósmica haveria tempo de montar o mesmo sistema”

GESTÃO 7


DRUCKER, Peter Sociedade Pós Capitalista, Lisboa, ed. Conjuntura Actual, 2007.
“Não precisamos nem teremos “polissábios” que estejam à vontade em todos os conhecimentos; provavelmente tornar-nos-emos mesmo mais especializados. Porém, aquilo que na realidade precisamos – e que irá definir a pessoa instruída na sociedade do conhecimento – é a capacidade para compreender os vários conhecimentos. De que trata cada um deles? O que se está a tentar fazer? Quais as suas preocupações centrais e teorias? Que novos e importantes conhecimentos profundos produziram? Quais as suas áreas mais importantes de ignorância, os seus problemas e desafios? Sem esta compreensão, os conhecimentos tornam-se estéreis e deixarão de ser “conhecimentos”. Tornar-se-ão intelectualmente arrogantes e improdutivos, porque os principais novos conhecimentos em cada uma das áreas especializadas, resultam de outras áreas também especializadas, ou seja, de um dos outros conhecimentos” (p. 225)

“O verdadeiro markting ainda é muito raro e é excepção em quase todo o lado (…) Muito poucas {empresas} começam pelo que sabem sobre o mercado potencial e sobre o que os clientes querem comprar e estão dispostos a pagar” (p. 233)




Arquivo do blogue