WILKINSON, Richard e PICKETT, Kate, O Espirito de Igualdade - Por que razão sociedades mais igualitárias funcionam quase sempre melhor. Lisboa: Ed. Presença, 2010 (Ca 350 pp. e 18.50 euros)
"Embora boas escolas marquem uma diferença, a maior influencia no sucesso escolar (…) é o meio familiar” (p. 137)
“A maior parte de nós deseja actualmente comer menos e não mais. E pela primeira vez na História, os pobres são – em média – mais gordos que os ricos”. (p. 26)
“Quando nos sentimos felizes ou seguros de nós mesmos, os nossos cérebros beneficiam da libertação de dopamina, o químico da recompensa, o que também reforça a memória, a atenção e a resolução de problemas. (…) Quando nos sentimos ameaçados e impotentes ou stressados, os nossos corpos são inundados pela hormona cortisol, que inibe o pensamento e a memória. Por conseguinte desigualdades (…) quer na sociedade quer nas escolas, têm um efeito directo na aprendizagem e no desempenho educativo” (p.148)