9/03/2010

PSICOLOGIA

WILKINSON, Richard e PICKETT, Kate, O Espirito de Igualdade  - Por que razão sociedades mais igualitárias funcionam quase sempre melhor. Lisboa: Ed. Presença, 2010 (Ca 350 pp. e 18.50 euros)

"Embora boas escolas marquem uma diferença, a maior influencia no sucesso escolar (…) é o meio familiar” (p. 137)

“A maior parte de nós deseja actualmente comer menos e não mais. E pela primeira vez na História, os pobres são – em média – mais gordos que os ricos”. (p. 26)

“Quando nos sentimos felizes ou seguros de nós mesmos, os nossos cérebros beneficiam da libertação de dopamina, o químico da recompensa, o que também reforça a memória, a atenção e a resolução de problemas. (…) Quando nos sentimos ameaçados e impotentes ou stressados, os nossos corpos são inundados pela hormona cortisol, que inibe o pensamento e a memória. Por conseguinte desigualdades (…) quer na sociedade quer nas escolas, têm um efeito directo na aprendizagem e no desempenho educativo” (p.148)

9/02/2010

BIOGRAFIA 1

MENEZES, Filipe Ribeiro, Salazar. Lisboa: Dom Quixote, 2010 (Ca. 800 pp. e 37 euros)



“Ao contrário de outros «grandes ditadores» do século XX, Salazar embrenhou-se nas minudências do governo e da administração, mantendo um prodigioso ritmo de trabalho ao longo dos seus quarenta anos no poder” (“Introdução”, p. 14)



(…) o presente volume nunca foi concebido como uma biografia exaustiva de Salazar (…) Aspira, não obstante a ser muito mais do que uma simples visita introdutória à sua vida política (“Introdução”, p. 16)

“Salazar estava cada dia mais perdido no mundo moderno e não fazia ideia da realidade existente para além das fronteiras portuguesas” (P. 640)


“Abandonar o poder enquanto ainda era capaz de agir e decidir equivalia a admitir que poderia ter estado errado no passado e que outros poderiam desempenhar melhor o cargo. Isso ele não quis nunca admitir” (P. 653)

Arquivo do blogue