8/16/2012


CAIN, Susan. Silêncio. O Poder dos Introvertidos Num Mundo Que Não Pára de Falar. Lisboa: Círculo de Leitores, 2012 (ca. 432 pp. e 20 Euros)


“Sou um cavalo para um só arreio. Não talhado para trabalho em grupo ou equipa. (…) porque sei que para atingir um objetivo concreto é  imperativo uma só pessoa a pensar e a comandar”
(Albert Einstein, citado a p. 105)


“Enquanto os extrovertidos tendem a alcançar a liderança em domínios públicos, os introvertidos tendem a consegui-lo nos domínios estético e teórico. Líderes como Charles Darwin. Marie Curie, Patrick White e Arthur Boyd, que criaram novos campos de pensamento e rearranjaram o conhecimento existente passaram grandes períodos da sua vida em solidão.  Portanto a liderança não se aplica apenas nas situações sociais mas também ocorre em situações mais solitárias, como no deenviolvimento de novas técnicas,  nas artes,  na criação de novas filosofias, na escrita de livros profundos e na conquista de progressos científicos.”

 (Citação de Janet  Fanel  e Leonie Kronberg em «Leadership Development For The Gifted and Talented » na  p. 114)


“O Novo Pensamento de Grupo também é praticado  nas nossas escolas (…)  Este estilo de ensino reflete a comunidade empresarial (…) onde o respeito das pessoas umas pelas outras é baseado nas suas aptidões verbais e não na sua originalidade  ou no seu pensamento. Tem de ser alguém que fale bem e que chame a atenção para si mesmo. É um elitismo que não se baseia no mérito.”

 (p. 113)


“Um homem tem tantos seres sociais quantos os diferentes grupos de pessoas cuja opinião preza. Geralmente ele mostra um lado diferente de si mesmo a cada uma destes grupos.”


(William James, citado na p. 227 )

Arquivo do blogue