2/03/2011

DESTAQUE


POR UM MUNDO MELHOR!











Um homem pôs na rua um cão atado a um casinhoto em ruína.

O cão está assim há quanto tempo?

O homem lá o pôs, atado a um casinhoto em ruína, mesmo frente a um infantário donde meninos e meninas olham o cão preso mas... que mal faz?

Os meninos e meninas são de um bairro pobre e que impressão lhes pode fazer um cão atado ao frio e chuva e cada vez mais entravado pelo reumatismo?

Meninos e meninas pobres sentem como os outros?

Se fosse em Lisboa, na Baixa-Chiado, na Rua Augusta, por exemplo, isso sim, faria impressão e a polícia logo iria saber quem assim prendera o bicho... (Ou eu posso também descer à minha rua e atar um cão a um poste, deixando-o apodrecer à vista de todos?) Mas é num bairro pobre e repito: meninos e meninas pobres sentem? Ou até será bom que aprendam a sentir? Como suportariam depois a própria pobreza? Não. É mesmo melhor que essa gente, já em criança, endureça e nada mais útil que ver, mesmo à porta do seu infantário, um cão paralisado pelo desprezo, frio e  chuva. Assim, quem sabe se, habituados a depararem com o sofrimento todos os dias, não se tornarão assassinos e assassinas mais facilmente? Sim, ver um cão apodrecer vivo é um bom ensinamento! E a gente precisa é de um mundo duro! Aliás, porque não pormos por todo o lado cães definhando, amarrados a postes? Ou à torreira do sol? Porque de um sem-abrigo se pode sempre dizer que foi ele próprio que escorregou p'á sarjeta... Mas de um cão atado por um homem a um destino nojento? Uma cena assim não é sublime?


E quanto tempo vive um cão? Quinze anos! Bravo! O espetáculo promete!

Bom, o mundo é mauzinho e pode ser que, afinal, o show não dure sempre: então, acorramos depressa a Cocena, no Seixal, e levemos já os nossos filhos a ver o desgraçado cão, para que os corações se lhes endureça, porque aquilo, sim, é lição!

Por nada deste mundo deixemos, que apenas meninos e meninas pobres possam ter, mesmo em frente ao seu infantário  um cão apodrecendo ao frio e à chuva!

Viva o mal!

Viva o exemplo!

Por um mundo melhor!




Autores do espectáculo:






- Câmara Municipal do Seixal


Sector de Saúde Pública Veterinária


Tel. 21 0976206; Fax. 21 0976207; Ext. 5942 


canil.gatil@cm-seixal.pt


(nada faz para retirar o cão)




- Divisão da Polícia de Segurança Pública de Setúbal


T. 265522022


divstb.setubal@psp.pt


(permite o espetáculo)






- Santa Casa da Misericordia do Seixal – Infantário do Centro Comunitário da Cocena


T. 212273220


(contribui com a sua indiferença)




- Cidadão que lá pôs o cão ( distinguido por serviços prestados à cardiologia?)




... e Você, claro, Leitor (a) que lê isto e... envia este mail:






Exmºs Senhores,


Em nome da boa formação das crianças deste País, aplaudo a morte lenta de um cão mesmo frente ao infantário da Quinta da Cocena, gerido pela Santa Casa da Misericórdia do Seixal.


O exemplo de um ser vivo amarrado ao frio, à chuva ou à torreira do sol, deve ser disseminado por todo o país, sobretudo onde possa ser admirado pelos olhares perigosamente sensíveis de crianças.


Viva o mal!


Viva a boa formação!






(Assine e envie para:)






















Arquivo do blogue