3/29/2008

BIOLOGIA 2

FISHER, Helen, A Natureza e a Química do Amor Romântico. Porque Amamos, Lisboa, Relógio d’ Água, 2008
(…) num estudo recente sobre a selecção de parceiros na América, os biólogos evolucionistas Peter Buston e Stephen Emlen dizem que os homens e as mulheres jovens (…) escolhem pessoas com as mesmas características. (…) O espelho fala. Homens e mulheres também tendem para ter amantes que partilhem o mesmo sentido de humor, que têm valores sociais e políticos semelhantes, e para indivíduos que tenham opiniões idênticas acerca da vida, em geral. Digno de nota é o facto de os cientistas terem determinado que muitas dessas características, incluindo os interesses ocupacionais de cada um, que se faz nas horas de lazer, muitas das nossas atitudes sociais, até a firmeza da nossa fé em Deus, são influenciadas pelos nossos genes. Portanto, os tipos genéticos tendem uns para os outros; temos tendência para sermos atraídos por pessoas como nós. (…) A preferência por parceiros semelhantes a nós é, provavelmente, bagagem que acompanha o processo evolutivo. Porquê? Porque um feto e a sua mãe são estranhos um ao outro. Se partilharem uma composição química semelhante, a mãe terá o tempo mais facilitado enquanto carregar o filho no ventre. Com efeito, parceiros geneticamente semelhantes registam menos abortos espontâneos e geram bebés que são também mais saudáveis.” (pág. 109)
(Sob a rubrica “Amor sem idade”):
“Hoje há muito mais pessoas idosas que vivem sós, em vez de viverem com os filhos. E são saudáveis. De facto, alguns demógrafos dizem que devemos começar a pensar em estender a meia-idade para os 85 anos, em grande parte porque 40% dos homens e mulheres com essa idade são perfeitamente funcionais. A humanidade está a ganhar tempo para amar.
A tecnologia está a ajudar. Hoje, cremes e pensos de testoterona mantêm o impulso sexual activo. O viagra e outros medicamentos permitem aos séniores, na grande maioria homens, ter um bom desempenho na cama. (…) Começamos cedo também. Na sociedade dos caçadores colectores as crianças começam muitas vezes a brincar ao sexo e ao amor com a tenra idade de cinco ou seis anos.
(…) “Na verdade estamos constituídos de modo a poder amar em qualquer idade. As crianças apaixonam-se. Num estudo notável sobre o amor romântico na infância, o número de jovenzinhos de cinco anos que declarou já se ter apaixonado foi igual aos dos de dezoito anos. (…) Curiosamente, um estudo que abrangeu 255 pessoas, entre adolescentes, adultos jovens, homens e mulheres de meia-idade e cidadãos séniores, os cientistas não encontraram nenhuma diferença generalizada na intensidade da paixão de cada grupo: homens e mulheres amavam com igual força, quer tivessem sessenta, quer tivessem dezasseis anos. As pessoas mais velhas fazem coisas mais variadas e mais imaginativas juntas. Mas a idade não faz diferença nos sentimentos de amor romântico” (Págs. 209/10)

GESTÃO 5

HOLMES, Chet, A Verdadeira Fábrica de Fazer Dinheiro, Casal de Cambra, Ed. Caleidoscópio, 2008.
"Se lhe tocar, resolva. É esse o primeiro passo para uma óptima gestão do tempo. Não abra um e-mail ou carta até estar pronto para lidar com eles." (...) Faça uma lista das seis coisas mais importantes que precisa de fazer e, dôa a quem doer, conclua-as nesse dia. Não significa que não possa manter uma lista de questões pendentes. Quando planeia cada dia, pode ir à sua lista longa e usá-la como fonte de itens donde retira a sua lista de seis coisas mais importantes para esse dia. (...) Não decida já quando vai fazer cada tarefa. Determine apenas, de forma realista, o tempo que vai dedicar a cada tarefa. Este é um passo importante para garantir que os seis itens da sua lista se concretizam num só dia" (págs. 39/40).

"


POEMA 4

Poemas de Amor do Antigo Egipto, Assirio e Alvim,
....
Hora da refeição: tempo de partires?
Temo que o estômago seja a tua única amante.
Para quê a pressa? Porquê ir comprar roupa
a uma hora destas? Porquê inquietares-te, meu amor?
São finos os cobertores da minha cama.
Tens sede?
Toma o meu seio
exuberante.
......
Andar a mergulhar e a nadar aqui contigo
Dá-me a oportunidade de que eu estava à espera:
Mostrar os meus atributos
Ante olhar apreciador.
O meu fato de banho do melhor material
De tecido puro,
Agora que ficou molhado
Vê-lhe a transparencia
Como está colado ao corpo.
Tenho de admitir que te acho atraente
Afasto-me a nadar mas logo venho para trás,
A chapinhar, com conversas,
Só desculpas para ter a tua companhia.
Olha! Um peixe doirado a saltar entre os meus dedos!
Vê-lo-às melhor
Se te chegares aqui
Para o pé de mim.
.....
Assim sofro pelo amor perdido
O desgosto fez-me perder metade do cabelo
Vou pô-lo aos caracóis e arranjá-lo
Pronta para o que der e vier...
.....
Lá está ele
Subamos para o abraçar
E fazer que aqui fique o dia todo.

3/28/2008

Seja o que for que queira fazer, seja qual for o sonho que tiver, comece já.
A ousadia traz-nos genialidade, poder e magia. Comece já!
Goethe

ARTE 2


Confesso que não sei onde fui buscar este naco, que recuperei da lixeira. Será H. Eco?
(…)
“Um outro problema que a teoria da arte debate, e também aqui sem satisfazer plenamente as novas exigências manifestadas pela prática e pela auto consciência dos poetas, é o problema da ideia exemplar em função da qual o artista trabalha, e por isso o problema da invenção. Durante o desenvolvimento da estética antiga, o conceito platónico da ideia, servido originariamente para desvalorizar a arte, torna-se cada vez mais conceito estético, apto a significar o fantasma interior do artista. Todo o helenismo tinha efectuado uma revolução teorética do trabalho do artista, e cada vez mais se inclinava a pensar que ele fosse capaz de propor uma imagem ideal de beleza desconhecida na natureza. Com Filóstrato pensa-se agora que o artista se pode emancipar dos modelos sensíveis e das percepções habituais. Entra em vigor um conceito de fantasia que contém já – segundo alguns intérpretes modernos – todos os pressupostos de uma estética da intuição (Cf. Rostagni, A., Sulle tracce di un’ estetica dell’ intuizione presso gli antichi, in Sritti minori. Aesthetica, Turim, bottega d’ Erasmo, 1955. pág. 356) Os estóicos contribuem para este desenvolvimento com o seu inatismo e Cícero, no De Oratore, expõe uma doutrina do fantasma interior melhor que toda a realidade sensível”.

3/27/2008

A verdadeira compaixão é mais do que atirar uma moeda a um pedinte;
é perceber que uma estrutura que produz pedintes precisa de ser reeestruturada
Martin Luther King Jr.

ALTERNATIVA 2

BORNSTEIN, David, Como Mudar o Mundo, Lisboa, Ed. Oficina do Livro, 2007.
“Os empreendedores sociais existiram desde sempre. São Francisco de Assis, fundador da Ordem de Assis, poderia ser considerado um empreendedor social, tendo criado várias organizações que geraram mudanças de padrão na sua área. A diferença nos dias de hoje é que o empreendimento social está a passar a constituir-se como uma vocação e uma área predominante (…) O crescimento do empreendedorismo social pode ser encarado como a vanguarda de um desenvolvimento notável e ocorreu por todo o mundo nas últimas três décadas: o surgimento de milhões de novas organizações de cidadania” (Pág. 30)

“Apesar de essas organizações estarem longe de ser recentes, esta mobilização dos cidadãos a nível mundial é nova em vários aspectos:
1. Está a ocorrer a escala nunca antes vista.
2. As organizações são globalmente mais diversas e díspares que no passado.
3. Cada vez mais encontramos organizações que passam das soluções de “tapa buracos” para abordagens sistémicas dos problemas – oferecendo melhores receitas e não apenas comida.
4. As organizações de cidadania estão menos ligadas à Igreja e ao Estado e, na verdade, exercem uma pressão considerável sobre os governos (como se viu com a Campanha Internacional Para a Proibição das Minas Terrestres e com a criação do Tribunal Penal Internacional.)
5. Estão a fazer parcerias com empresas, instituições académicas e governos – criando novos mercados e segmentos de actividade de impacto social híbrido, acumulando uma diversidade de experiências para a resolução de problemas e alterando a forma como os governos funcionam.
6. Devido às lutas por posições que normalmente ocorrem quando um sector que era restrito passa a ser de “entrada livre”, e novos jogadores entram em campo, o sector da cidadania está a aproveitar os efeitos benéficos do empreendedorismo, maior concorrência e colaboração e uma crescente preocupação com o desempenho.” (págs. 31/2)

“Aos cidadãos que procuram criar organizações não basta ter liberdade; é preciso dinheiro. Tem de haver um excedente de riqueza na economia para financiar o seu desempenho. (…) Actualmente existem muitas organizações de cidadania que estão a desenvolver mecanismos para gerar a sua própria riqueza, através de actividades lucrativas” (pág. 33)

3/25/2008

ARTE 3

TASCHEN (Edições de Arte)
(in lombada de edição de www Giger com)
"A grande aventura Taschen começou em 1980, quando Benedikt Taschen, de 18 anos, abriu uma loja em Colónia, sua cidade natal, na Alemanha, para negociar a sua enorme colecção de banda desenhada. Ao fim de um ano começou a publicar catálogos que promoviam os seus artigos, mas só em 1984 surge o seu primeiro livro sobre Arte: adquiriu 40 000 exemplares de um livro sobre Magritte, editado em inglês, vendendo-os depois a um preço mais barato que o preço original.
Desde muito cedo que Taschen se interessava por Arte mas considerava que os livros de Arte eram demasiado caros e difíceis de obter.
(...) 25 anos depois de Benedikt Taschen ter aberto a pequena loja de banda desenha a Taschen transformou-se numa das mais importantes e singulares editoras no mercado mundial (...) we love to love books

TESTEMUNHOS 1

O Papalagui discursos de Tuiavii, chefe da tribo de Tiavea nos mares do Sul, Lisboa, ed. Antígona, 2007.

(Nota de kriu: “Papalagui” significa “homem branco” e estes discursos, transcritos por um europeu, foram feitos por Tuiavii à sua tribo, no regresso de uma viagem à Europa, no início do século XX, com o objectivo de contar o que viu.
Este Papalagui é, porventura, um best-seller editorial português. Li o Papalagui no final dos anos sessenta e tenho-o visto sucessivamente reeditado. )

“Os jornais são maus para o nosso espírito, não só porque relatam o que se passa mas também porque nos dizem o que devemos pensar disto ou daquilo, dos nossos chefes de tribo ou dos chefes de tribo doutras terras, e de todos os acontecimentos e acções dos homens. Os jornais gostariam que todos os homens pensassem o mesmo. Atacam a cabeça e os pensamentos do indivíduo. Pretendem que toda a gente tenha cabeça e pensamentos iguais aos deles. E sabem como levar isso a cabo. Quem leia, pela manhã, os muitos papéis saberá o que, ao meio-dia, o Papalagui tem na cabeça e o que pensa” (pág. 62)

“Todos os Papalaguis têm uma profissão. É difícil de explicar o que isso é. É qualquer coisa que uma pessoa devia ter vontade de fazer, mas raramente tem. (…) Há entre os Papalaguis tantas profissões quantas pedras há na lagoa. (…) O Papalagui transforma tudo quanto o homem é capaz de fazer numa profissão.(…)É raro que um Papalagui adulto saiba ainda dar trambolhões ou fazer cabriolas como uma criança. Ao andar arrasta o corpo, como se houvesse alguma coisa pesada a entravar-lhe os movimentos. (…) A profissão é, também ela, um aitu que dá cabo da vida, e promete belas coisas ao homem e ao mesmo tempo que lhe suga o sangue” (Págs. 52/54)




3/24/2008

ROCK 1

FOWLIE, Wallace, Rimbaud e Jim Morrison, os poetas rebeldes, Rio de Janeiro, Elsevier Editora, 2005.
(S/ o concerto de Miami, em 1 de Março de 1969):
"O estado de embriaguês por si só provavelmente não era suficiente para justificar o comportamento obsceno de Jim. Graças a Artaud, ele havia se interessado pelo Living Theatre, de Julien Beck e sua esposa, Judith Molina. Era comum os atores subirem nus ao palco, onde encenavam as suas peças e improvisavam esquetes. A explicação que J. Beck oferecia para aquele comportamento era a mesma de Artaud: a necessidade de sacudir o público, de retirá-lo do seu costumeiro estado semiletárgico.
Jim estava desmoralizado e fez o melhor que pode para desmoralizar o público. Existem diversas versões para o incidente e todas concordam que o que transpareceu aquela noite em Miami interrompeu em definitivo a trajectória do grupo. Jim incentivou os fans a subirem ao palco. Jim e um policial trocaram de quepe. Jim foi jogado na plateia onde organizou um trem humano. A fila que se formou atrás dele era enorme. De volta ao palco, Jim arrancou a camisa e a jogou para a multidão. Começou a abrir as calças e mais tarde declarou que acreditava ter-se mostrado.
Quando foi expedida a ordem de prisão, ele foi acusado de atentado violento ao pudor, acto obsceno e de simular sexo oral. O caso foi noticiado em toda a parte. "O Rei Lagarto se despe." Imediatamente uma grande turnê dos Doors que correria vinte cidades foi cancelada. (...) Os Doors foram banidos em toda a parte. O presidente Nixon deu o seu apoio aos organizadores de manifestações que condenavam o grupo. (Págs. 118/9)

S/ o concerto no México, em Junho de 1969:
"Danny Sugerman conta que foi das melhores apresentações de toda a história da banda. Jim tinha deixado crescer a barba e foi recebido calorosamente, apesar da publiciade negativa. Na primeira noite os mexicamos pareceram não ter entendido "The End". Mas nas noites seguintes, eles pediram a música. Quando Jim cantava "Father/yes son" os rapazes respondiam em uníssono os versos seguintes: "I want to kill you". ("Pai, quero matar-te" n.k.)

(...) Parecia que o escândalo de Miami havia sido superado. Um ensaio escrito por um jovem dramaturgo, Harvey Perr, publicado no Los Angeles Free Press, apresentava uma visão inédita sobre os The Doors. Perr falou da simpliciade das músicas. Foi dos primeiros críticos a ver em Jim um autêntico poeta americano da linhagem de Walt Whitman. Para ele, a mensagem revolucionária da música dos The Doors transcendia o rock, que seria uma forma de expressão mais limitada." (Págs. 119/20).

Sangue nas ruas da cidade de Chicago
Indios espalhados pelas estradas ao raiar do dia
Sangue nas ruas da cidade de New Haven

3/23/2008

EDUCAÇÃO 1

BRUCE, Ian, O Livro do Pai, Lisboa, Presença, 2008
(…)uma das melhores maneiras para gerir os seus níveis de stress é aprender a disciplina da meditação diária (…). Praticada regularmente contribui para reduzir os níveis de stress, baixar a tensão arterial, podendo ser mesmo uma boa ajuda para vencer vícios físicos, como o do tabaco.
(…) Sente-se no chão (…) e feche os olhos. Respire fundo algumas vezes e deixe o corpo relaxar. Mantenha a coluna o mais direita possível e pouse as mãos descontraídas no colo ou nos joelhos. Agora concentre toda a atenção na forma como respira. “Veja” o ar entrar pelas narinas a cada inspiração e sair de novo a cada expiração. Se quiser pode contar os tempos “um” para a inspiração, “dois” para a expiração, “três” para a inspiração seguinte, etc., recomeçando de princípio quando tiver contado até dez.
Prossiga com a mesma actividade durante vinte a trinta minutos, esforçando-se por se manter constantemente concentrado na respiração. É uma técnica que irá dominar com a prática e, de início, pode custar-lhe bastante manter a concentração. É natural que haja outros pensamentos a querer interrompê-lo (…) Ignore todas as distracções e volte a atenção uma vez mais para a forma como respira.
Quando terminar a sessão não salte como uma mola para regressar aos afazeres do seu dia. Respire fundo e devagar mais algumas vezes, abra os olhos e deixe que a calma da meditação o acompanhe quando voltar às suas obrigações normais.
(…) Precisa de meditar todos os dias, de preferência duas vezes ao dia e deixar que os benefícios cheguem gradualmente, quando tiverem de chegar. Se assim fizer, irá perceber que ao fim de alguns meses a meditação melhora a sua vida, muito mais do que neste momento supõe. (Págs. 150/1)

Arquivo do blogue