1/15/2009

O primeiro princípio é que não se deve intrujar a si próprio, e você é a pessoa mais fácil de intrujar.

Richard P. Feynman

PORTUGAL 7


PEREIRA, Álvaro Santos, Os Mitos da Economia Portuguesa, Lisboa, Guerra e Paz editores, 2008  (ca. 222 pp. e 16 euros)

“ A Economia Portuguesa sofre de um problema crónico de incentivos distorcidos” (p. 21)

“Existem dois factores que explicam em grande parte os nossos falhançaos  organizativos e que nos distinguem dos países avançados:

1) somos uma cultura de desresponsabilização pessoal

2) temos uma cultura de reacção e não prevenção. (p. 42)

"Portugal não e um pais de salários baixos." (p. 63)

“Urge também acabar com o mito do pais dos coitadinhos. De facto (…) a rápida transformação da economia portuguesa em apenas duas décadas deveriam dar-nos a confiança de que seremos capazes de alcançar um patamar de desenvolvimento ainda mais elevado num futuro próximo”. (p. 174)

“O Algarve está a ser desperdiçado e são elevados os custos (…) dos masmarrachos quando comparados com a possibilidade de serem criadas infra-estruturas para o desenvolvimento de indústrias no solo algarvio” (p. 197)

“A reestruturação da economia portuguesa é o principal desafio que enfrentamos nos próximos anos” (p. 200)

“As alterações climáticas são (…) um dos maiores desafios que a Humanidade e a vida na Terra irá enfrentar nos próximas décadas” (p. 220)

“Alguns das nossas insuficiencias a nível de produtivivade estão relacionadas com os maus hábitos (…) tais como (…) chegarmos atrasados (…) e não planearmos adequadamente as coisas”

 

 

1/11/2009

GESTAO 14


FERRIS, Timothy, "Quatro Horas", Lisboa, Ed. Ofício do Livro, 2008 (Ca.325 pp. e 17.50 euros)

"Para gozar a vida, não precisa de disparates de luxo mas sim de controlar realmente o seu tempo e perceber que a maior parte das coisas não são tão graves como isso" (p.57)

"Rodeie-se de pessoas sorridentes e positivas (...) A felicidade partilhada na forma de amizades e amor é felicidade multiplicada (p.309)

Arquivo do blogue