4/16/2009

CONFERÊNCIA 3


POPPER, Karl R., O Mito do Contexto, Em Defesa da Ciência e da Racionalidade, Lisboa, edições 70, 1996  (Ca. 255 pp. e 18.90 euros)

"Há quase quarenta anos sublinhei que mesmo observadores e relatórios de observações andam ao sabor do contexto. De facto não existe nada que seja uma observação não interpretada, uma observação que não esteja impregnada de teoria. (…)

É o método da ciência, o método da discussão crítica, que torna possível transcendermos não só o que adquirimos culturalmente como também os nossos quadros de referência inatos” (pp. 83, 4)

“enquanto não formos capazes de descrever como seria a possível refutação de uma determinada teoria, podemos considerá-la como estranha ao campo da ciência empírica” (p.116)

“O que se pode designar como método de ciência consiste na aprendizagem sistemática através dos nossos erros: primeiro correndo riscos, ousando cometer erros – ou seja, propondo novas teorias com ousadia, em segundo lugar examinando sistematicamente os erros que cometemos – ou seja, pela discussão e exame crítico dos nossos erros” (p.121)

 

 

 

 

 

 

 

4/15/2009

DESTAQUE 8 Alemanha proibe milho transgénico


A Ministra da Agricultura alemã proibiu a plantação de milho geneticamente modificado  em todo o território da República Federal, alegando  razões legítimas para considerar o MON810"um perigo para o ambiente". 

O MON810 é a única variedade geneticamente modificada cujo cultivo se autoriza no território da União Europeia. 
O número de países que proibem o seu cultivo são já oito.  
A Alemanha junta-se assim à França, Áustria, Grécia, Luxemburgo e Hungria. 
A Itália e Polónia são outros países que mantêm moratórias sobre o cultivo de transgénicos.

A especialista em engenharia genética do Greenpeace, Stephanie Töwe, disse que a decisão está atrasada, explicando que inúmeros estudos científicos demonstraram que o milho transgênico era um perigo ao ambiente.

MATEMÁTICA 1


GOWERS, Thimothy, Matemática, Uma breve introdução, Lisboa, Gradiva, 2008 (ca. 172 pp. e 13 euros)

“Se este livro contém uma mensagem é o conselho de que pensemos de forma abstracta (…)  o processo de considerar somente os factos essenciais de uma situação da vida real” (p.8)

“Não é preciso um número ser muito grande para que deixemos de o considerar como um objecto isolado e começarmos a compreendê-lo através das suas relações com outros números. Isto é, através do seu papel no sistema numérico. Este é o significado da expressão o que um numero “faz” (p.34)

 Site de Thimothy Gowers:  http:www.dpmms.      

GRAFFITI 3 (Escadinhas do Lavra, Lisboa, Março 2009)

GRAFFITI 2 (Escadinhas do Lavra, Lisboa, Março 2009)

DESTAQUE 8


"a população portuguesa (...) apresenta um enorme desequilíbrio de formação (dos 5,2 milhões de activos, 25% são altamente qualificados, mas 75% têm menos do 12º ano - uma proporçao inversa à que se regista na União Europeia)
"Jornal Expresso", suplemento de Economia, 04/04/09 

4/14/2009

ALTERNATIVO 13


SHIMO-BARRY, Alex, A Fórmula do Ambiente - 100 factores que podem aumentar ou reduzir a sua pegada de carbono, Lisboa, Sinais de Fogo ed. 2009 (Ca. 143 pp. e 13 euros)

"William Shotyk, um cientista que trabalha na Universidade de Heidelberg, publicou uma análise de 132 marcas de água engarrafada (…) Shotyk descobriu que níveis significativos de antimónio, um químico tóxico utilizado na produção de garrafas, haviam vertido para a água” (p.122)

«A água engarrafada não só é um completo desastre para o ambiente, como também o é potencialmente para a saúde humana. Há cada vez mais indícios de que o plástico liberta mesmo ingredientes tóxicos para a água» Na maioria parte dos casos, (…) a água engarrafada não é mais pura nem melhor para a sua saúde do que a água potável da torneira” (p.123)

“O gado ocupa 30 por cento da superfície terrestre do planeta e 70 por cento de todas as terras aráveis. (…) sendo precisa mais terra para alimentar uma população com uma dieta à base de carne do que com uma dieta vegetariana” (p.128)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquivo do blogue