5/29/2011

9oii

BONCOMPAIN, Antonio Baños, A Economia Não Existe. Lisboa: ed. Guerra e Paz, 2011 (ca. 196 pp. e 16.50 euros)

"A economia não existe no mundo. Os planetas não se regem por interesses. As formigas não se baseiam na euribor. As árvores não crescem de acordo com o PIB. Mais de 30 000 anos de uma cultura sem economia nos contemplam por oposição aos três últimos séculos onde imperou o reino dessa lúgubre ciência. (p. 31)


«Nem o livro nem a Igreja usufruem do papel de educadores. Esse lugar está agora ocupado pelo capitalismo. A pedagogia que formou o homem através da palavra escrita e da palavra de Deus foi substituída por outra, na qual impera a voz do mercado e do dinheiro.»

(Peter Sloterdijk, citado p. 148)


“Se as leis da economia fossem algo de universal e evidente, teriam surgido outras civilizações a desenvolverem uma cultura semelhante.” (p. 71)


“As teorias de sistemas e a teoria do caos, a de cordas, a antimatéria, o multiverso e centenas de objectos e sujeitos teóricos e empíricos repovoaram o mundo científico com uma nova gramática (...) essencialmente anti-dogmática” (p. 113)



“Não existiu em nenhum momento da história um funcionamento «normal» do capitalismo. (...) Não existe a norma e o desvio. Não existe funcionamento correcto nem erro de controlo, tal como repetem insistemente os analistas da crise (...) Tudo é desvio e norma simultaneamente. Portanto não existem receitas, soluções ou boas políticas. É o próprio exercício da economia que molda o seu desempenho.” (p. 115)







Arquivo do blogue