8/11/2010

CRÓNICA 1

AMARELINHA  por Nair Lucia de Britto

Não tinha nome, nem dono. Surgiu simplesmente, certo dia, no grande terraço da casa de D. Ernestina. Quem a viu primeiro foi a arrumadeira, que em seguida chamou pela patrôa:
-- D. Ernestina! Veja só!


Ela atendeu curiosa. E deu com uma gata amarela, um tanto magra, um pouco tímida e com um grande par de olhos, cheios de meiguice.


-- Pobrezinha! Se já não tivéssemos tantos gatos, poderíamos ficar com ela – e suspirou com resignação. -- Dê-lhe um pouco de comida e deixe que ela volte à rua.


A arrumadeira obedeceu.


No dia seguinte, entretanto, a gata voltou e no outro também. A ordem foi a mesma: comida e rua!


No quarto dia, porém, a gata relutou. Veio se chegando, mansamente; tão carinhosa, tão dengosa pros lados de D. Ernestina, que esta se deixou vencer:


-- Entre! Pronto!... Fique, a casa é sua!


É claro que Amarelinha entrou e ficou. Fez logo amizade com o Duducho, um gatão muito esnobe que, em vez de fazer “miau” fazia “minhon”; com Mãezinha, que era a mãe de todos os outros gatos; e com os demais gatos da casa.


Em pouco tempo, Amarelinha já fazia parte da família. E, quando não estava ao pé de sua dona, estava a procurar por ela.


Certo dia, segundo instruções do veterinário, Amarelinha precisava ser operada. D. Ernestina titubiava. A operação embora necessária era arriscada. Afinal se decicidiu: se era para o bem da bichana, fosse o que Deus quisesse!


Com o coração apertado, D. Ernestina levou a Amarelinha para a clínica veterinária. Do lado de fora da sala de cirurgia, ficou aguardando muito aflita pelo final da intervenção. Tudo pronto, trouxe-a de volta ao lar, toda envolta em faixas e ainda sob o efeito da anestesia.


Chegou a noite daquele mesmo dia. D. Ernestina estava à mesa, jantando. Porém, não conseguia comer. Sentia-se, subtamente incomodada por um mau- pressentimento.


Imediatamente, abandonou o prato ainda cheio de comida e foi ao encontro da gata, no andar de cima da casa.


Deparou-se com a bichana inerte, sem dar qualquer sinal de vida. Rapidamente, tomou-lhe as patinhas entre suas mãos trêmulas: estavam hirtas e frias. Ao perceber que Amarelinha, sua companheira constante, estava morrendo, foi dominada pelo pânico. Um gemido agudo saiu dos seus lábios. E lágrimas corriam dos seus olhos, grossas e intensas.






Neste exato momento, aconteceu algo extraordinário!


Com um esforço supremo, a gata abandonou sua posição de inércia e voltou vagarosamente a cabeça, com os olhos em direção à sua dona. Era um olhar comprido; muito expressivo, mas indescretível!


Era como que se quisesse impedir o sofrimento de sua dona. Então resolveu, de repente, reunir todas as suas forças para sobreviver. E dessa luta saiu vencedora!


Depois de uma noite difícil e longa, sob o acalanto carinhoso de sua protetora, Amarelinha amanheceu completamente fora de qualquer perigo. Era o milagre do amor...


Hoje, Amarelinha está forte e saudável... Quando não está correndo atrás de sua dona, está a procurar por ela. Da operação nenhum vestígio. Nem mesmo uma cicatriz.


Como agradecimento, D. Ernestina construiu no jardim do seu sítio, entre lindas plantas, uma capelinha com a imagem de São Francisco de Assis.

Arquivo do blogue