9/11/2008

Não te dês ao trabalho de tentar ser simplesmente melhor do que os teus contemporâneos ou os teus antecessores. Tenta ser melhor que tu mesmo.
William Faulkner

9/10/2008

ALTERNATIVA 10

BOVE, J. e DUFOUR, F, O Mundo Não É Uma Mercadoria – Camponeses Contra a Comida Ruim - Entrevistas a Gilles Lumeau - São Paulo, Editora Unesp, 2001. (Ca. 255 pp. e 16 euros)
JB: “Na agricultura [os transgénicos - N. de Kriu] só servem para resolver, mal e perigosamente, os problemas colocados pelo produtivismo, em particular os da monocultura que concentra parasitas (insectos e ervas daninhas) que os pesticidas não conseguem combater. É assim que se introduz no cromossomo do milho um gene de um organismo naturalmente insecticida (…) Quando uma lagarta devora o milho ela morre de imediato.
(…) o pesticida não desaparece assim tão facilmente das sementes: no caso do nosso milho, os insectos predadores de uma borboleta, cuja lagarta devora os pés de milho, também ingerem o veneno. Os pesticidas acumulam-se e concentram-se na cadeia alimentar. O homem é o grande animal no fim dela.
(…) No Brasil verificou-se um aumento de alergias à soja com o aumento de soja transgénica.
(…) Última preocupação: ratos de laboratório que comeram baratas transgénicas sofrem de problemas imunológicos graves (…) nenhum estudo foi feito para analisar a acumulação na cadeia alimentar de substâncias tóxicas
(…) Esses riscos de “bola de neve” não foram avaliados. (p.120)

GL: Mas esses transgénicos não foram testados antes da sua comercialização?
JB: As grandes empresas de sementes e farmacêuticas apostaram na política do facto consumado: tornam os transgénicos inevitáveis a partir do momento em que estiverem já disseminados na cadeia alimentar e no meio ambiente (particularmente através dos produtos importados, como a soja e o milho provenientes dos Estados Unidos e da América do Sul.) E estão a obter regulamentos minimalistas por parte dos Estados.
Estamos convencidos de que se levássemos em conta os custos de avaliação (o que seria indispensável) dos efeitos transgénicos na cadeia alimentar e no meio ambiente – custos muito altos pois essa avaliação pode levar cinco a dez anos – constataríamos que esses produtos não são rentáveis.
(…) As empresas agroquímicas fizeram que os transgénicos fossem classificados como produtos fitossanitários com o fim de impedir que a sua imagem apareça como insuportável ao consumidor e de evitar mais um entrave administrativo à sua inserção no mercado” (p.121)

Dez princípios da agricultura camponesa
(Resumo)
1. Repartir os volumes da produção no intuito de permitir à maioria o acesso à profissão e viver dela.
2. Ser solidário com outros camponeses de outras regiões
3. Respeitar a natureza.
4. Valorizar os recursos abundantes e economizar os recursos parcos.
5. Buscar a transparência no acto da compra, da produção, da transformação e venda de produtos agrícolas.
6. Assegurar a boa qualidade gustativa e sanitária dos produtos.
7. Visar ao máximo de autonomia no funcionamento das unidades agrícolas.
8. Buscar parcerias com outros actores do mundo rural.
9. Manter a diversidade das populações animais e das variedades vegetais.
10. Raciocinar sempre a longo prazo e de maneira geral.










para chegar ao Museu da Resistência por metro desça em "Alto do Moinho"


9/09/2008


PAULEMA


"Paulema" só se encontra à venda na Livraria Rodrigues, Rua do Ouro, 188 em Lisboa.
(Neste blog extractos)


DEPOIS DO LANÇAMENTO NO BRASIL (TERESINA) LANÇAMENTO EM PORTUGAL (LISBOA) NO MUSEU DA RESISTÊNCIA, EST. DE BENFICA, 419, ÀS 19 HORAS DE 3 DE OUTUBRO.



PAULEMA QUE DÁ TITULO AO LIVRO - UMA TRILOGIA - CONTA O AMOR DE DOIS ADOLESCENTES. MAS SERÁ ISSO?


ANABELA TEIXEIRA E RUI QUINTAS LERÃO PARTES


"Estou convicta que há muito tempo, talvez anos, não tenha lido algo tão forte, intenso, denso (...) Acho que é sobre o Amor"


Graça Costa




"Devora-se, identificamo-nos, sente-se. É forte, muito forte. É bom, sim, é bom"


Gabriela Fonseca

Arquivo do blogue