11/01/2008

GESTÃO 13

BRANCO, Rui Fazenda, O Movimento de Qualidade em Portugal”, Porto, Grupo Editorial Vida Económica, 2008 (Ca. 475 pp e 33 euros)

“O papel de gestor de qualidade (…) é o de um consultor que regulamenta e controla toda a actividade no âmbito do Sistema de Gestão pela Qualidade – é como que o “Provedor” de Qualidade no interior da organização.
Para além de toda a actividade de controlo dos procedimentos de trabalho internos, apoio e controlo de implementação, manutenção e melhoria do SGQ, acompanhamento do SGQ mediante auditorias, informação ao Conselho de Gerência sobre o desempenho do SGQ, incluindo necessidades de recursos com vista à sua melhoria, o Gestor de Qualidade tem como função a promoção de uma pedagogia da Qualidade junto dos departamentos da empresa e formação necessária em Qualidade.
É aquela função que está acima de todas as outras actividades/funções com o principal objectivo de ajudar as mesmas, dedicando o tempo e a atenção necessários para “pensar” todas as outras actividades, por forma a melhorar continuamente as mesmas.” (p.297)



10/26/2008

ANARQUISMO 2

PRÉPOSIET, Jean, História do Anarquismo, Lisboa, Ed. 70, 2007 (550 pp. e ca. 29.9 euros)

“Esta obra não pretende ser uma história completa do anarquismo. Trata-se simplesmente de (…) evocar algumas das individualidades particularmente representativas do movimento libertário e as suas diferentes correntes. (…) o anarquismo é essencialmente – não tenhamos medo das palavras – um estado de espírito, uma maneira de estar no mundo, antes de se tornar uma atitude política classificável e definível. Talvez seja essa a sua fraqueza, mas creio que é também, e sobretudo, aquilo que lhe assegura a perenidade. O anarquismo não fica fora de moda. É inultrapassável. De qualquer modo o leitor não tem necessidade de um manual de instruções” (da Introdução)

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