AAVV, “A Ciência Terá Limites?” Conferência coordenada por George Steiner, Lisboa, Ed. Gradiva, 2008 (282 pp., ca. 13 euros)
George Steiner, na Introdução:
(…) parece que a observação microscópica, por mais indirecta que seja, está a aproximar-se de um limite. Os presumíveis mundos para além desta barreira permanecerão inacessíveis.
Se for este o caso, as consequências epistemológicas e psicológicas poderão ser incalculáveis. A prisão domiciliária para o homem continua a ser imensa: as fenomenologias intermédias justificariam o estudo teórico e experimental mas seria ainda assim uma prisão domiciliária. (…) Mesmo se provas fenomenais viessem a estar disponíveis, podemos não estar equipados, ou como se diz agora, “conectados” quer para registar quer para as interpretar
(…) A afirmação de Marx de que o Homem apenas levanta problemas que pode resolver é uma consolação de dois gumes. Suponhamos que estes não são os problemas mais decisivos ou mais frutíferos. Como poderíamos sabê-lo?
(…) “Não é preciso ser-se um seguidor dogmático da definição de Karl Popper de ciência aberta à experimentação e à refutação para se perceber que o que está em causa é o próprio conceito de ciência, como tem sido entendido no Ocidente durante milénios. Se a Teoria das Cordas é imune tanto à prova como à repetição (…) será ainda ciência? (…) Será que a classificação de ciência enquanto ciência se tornou obsoleta (…) A segunda grande crise é uma crise de coesão interna e comunicação. Tradicionalmente as ciências teóricas e aplicadas podiam ser ordenadas e inter-relacionadas sistematicamente. As ciências da vida, a física, o orgânico e o inorgânico podiam distinguir-se e localizar-se ao longo de eixos conceptuais e metodológicos principais. (…) Esta exposição diagramática já não é praticável. (…) Para além disso, dentro de cada área as ramificações, as subsecções são agora de tal forma múltiplas que subvertem qualquer totalidade consistente.
(…) A consequência é uma crescente quebra de comunicação interna. (…) Taxinomia, técnicas experimentais, instrumentação matemática dividem e subdividem gerando uma linguagem específica, estranha mesmo para os colegas duma área próxima.
(…) a ciência tem cada vez maior dificuldade em comunicar seriamente com a comunidade em geral. (…) Os leigos educados aprendem sobre o progresso científico (…) com um jornalismo frequentemente irresponsável e banalizante. Aqueles capazes de estabelecer uma ponte – um Medawar, um Freeman Dyson – são excessivamente raros. Este incommunicado [sublinhado do autor – N. de Kriu] cresce com a escandalosa fragilidade matemática na educação e do que passa por cultura adequada. (…) No entanto as implicações são pouco menos que desastrosas. Avanços na biologia molecular, na biogenética (…) afectam, vão afectar, a existência pessoal e colectiva em cada ponto crucial. (…) O debate informado, do qual o nosso futuro pode muito bem depender, requer que o leigo faça trabalho de casa. Também requer da parte dos cientistas uma vontade de comunicar de forma lúcida e com a consciência do contexto social. As perspectivas de ambos os lados não são promissoras.
(…) O terceiro ponto importante será o mais radical mas é também o mais difícil de contextualizar. (…) O orgulhoso edifício da decibilidade sistemática, que se mantinha de pé desde Euclides, foi minado.
(…) A matemática e as ciências sabem hoje que há na lógica, nas leis do pensamento como estas parecem estar gravadas no cérebro humano constrangimentos, limitações quer à totalidade, quer à prova. (…) o indecidível, o indeterminado não são acidentes históricos a ser ultrapassados. Estão no coração do empreendimento científico, são a “matéria negra” da razão. Há, portanto, problemas que permanecerão sem solução ou, no melhor das hipóteses, sujeitos a hipóteses inconstantes, quaisquer que sejam os avanços metodológicos ou pragmáticos no conhecimento humano.
(…) Isto não significa, claro, que o progresso científico significativo não continue, que o trabalho de primeira ordem não evolua, mesmo nos domínios até agora desconhecidos.
(…) O ensino das ciências nas escolas secundárias, totalmente fundamental, está num processo precário. Dada a estrutura dos salários e o reduzido prestígio, o professor, com excessiva frequência, representa o elemento mais desapontado e medíocre do espectro. O matemático segue para as finanças e os mercados monetários. O derrotado entra para o ensino espalhando assim, de forma consciente ou não, o miasma do aborrecimento.
Mas a subversão está enterrada mais fundo. A filosofia desapaixonou-se das ciências.
(…) O que está em jogo é demasiado elevado, porque o ataque não é tanto contra a ciência como contra a própria razão. Estamos submersos em irracionalidade, em superstição (…) Cerca de vinte milhões de americanos estão convencidos que Elvis Presley ressuscitou. (…) Observe-se a manha enganosa de designações como Ciência Cristã ou Cientologia. O fundamentalismo, no núcleo histérico do qual assenta o ódio ao pensamento racional, à discordância adulta, está em marcha global. O Islão repudiou a ciência durante séculos. O fundamentalismo cristão é agora um factor preponderante na vida pública e política.(pp.23 a 29)
(…) Os cientistas (…) têm de aprender a “perder algum do seu tempo” em debate didáctico, forense e cívico, com as suas sociedades, frequentemente ignorantes, preconceituosas e traumatizadas.”
(…) “Estaremos conscientes dos estragos, possivelmente irreparáveis que o triunfo da pornografia e narcóticos, que o brutal despotismo do barulho, do incessante fornecimento de lixo está a infligir ao cérebro, nomeadamente ao cérebro dos jovens durante fases cruciais da sua educação e desenvolvimento? (…) A ameaça da loucura política e do fanatismo infantil raramente foram tão insistentes” (p.31,2)
Dieter Lust: “A previsibilidade de paisagem da teoria das cordas na física de partículas e na cosmologia” (pp.35-60)
“o grande desejo no início do século XXI é combinar a Relatividade Geral de Einstein e a Mecânica Quântica numa descrição unificada. Embora não se saiba ainda a resposta final, parece ser claro para muitos físicos que, para alcançar este objectivo, mais uma vez são necessários conceitos extensos – cordas e branas – e a existência de mais dimensões. (…) a possibilidade de o nosso universo conter mais do que três dimensões espaciais pode ser comparada com a situação descrita na parábola da caverna de Platão. Na alegoria os prisioneiros estão presos e vêem o mundo apenas num ecrã halográfico bidimensional. Por isso, depois de algum tempo, os prisioneiros vivem com a ilusão de que o mundo é apenas bidimensional.
(…) “A Mecânica Quântica descreve o mundo nas pequenas distâncias, o microcosmos, a saber, os efeitos na matéria condensada e nos átomos e as forças entre as partículas elementares. (…) Por outro lado a Relatividade Geral aplica-se à física nas muito grandes distâncias, à formação das estrelas e das galáxias e de toda a evolução do universo depois do big-bang. Porém a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral são mutuamente incompatíveis. (…) Durante a história da física, embates como estes foram sempre resolvidos por uma descrição unificada. Portanto, de forma geral, espera-se uma teoria da Gravidade Quântica. (…)precisamos ainda de uma teoria de Gravidade Quântica para perceber a estrutura quântica do espaço e do tempo a pequena distância (espera-se que o espaço-tempo se torne discreto a pequenas distâncias, isto é, espera-se uma espuma de espaço-tempo(pp. 37 a 40)
Luiz Alvarez-Gaumé: “Factos e ficção sobre teoria das cordas e o Fim da Ciência” (pp. 109/133)
“O problema é (…) como é que o mundo clássico emerge do mundo quântico. Isto fornece um novo e saudável ponto de vista com respeito às várias teorias de “corte” entre o mundo clássico e o quântico.
(…) “O espaço e o tempo podem em última análise ser objectos emergentes, descrições longínquas de elementos mais fundamentais de natureza que ainda desconhecemos. Em particular, a nossa experiência diz-nos que a mecânica quântica odeia singularidades. Quando estudamos o colapso gravitacional em estrelas ou outros sistemas, a Teoria da Relatividade Geral de Einstein conduz a ambientes em que a curvatura espaciotemporal cresce sem fronteiras até ao ponto em que as leis da física, como as conhecemos, já não se aplicam”
“A teoria das cordas é uma ambiciosa colecção de ideias e ferramentas que tentam ir para lá do conhecimento actual das interacções fundamentais, tentando também dar resposta às questões fundamentais sobre a natureza do espaço e do tempo.
(…) A teoria das cordas será testada algum dia ou então simplesmente esquecida. É assim na ciência. (…) Não existe igualmente nenhuma razão para que a actividade da teoria das cordas deva ser demonizada. (…) A maioria dos teóricos de cordas sabe o que quer dizer falsificável. Não têm que ser popperizados pelos muitos convencidos popperazzis (…) que agora abundam. (pp.129 a 131)
John Hogan: “O Fim da ciência: uma reconsideração” (pp.181-197)
“Uma área agora na moda é a psicologia evolutiva que tenta explicar a natureza humana em termos darwinianos. A psicologia evolutiva produziu algumas ideias interessantes Umas das minha preferidas é a noçao de que a capacidade do homem se enganar a si próprio pode ser uma característica adaptativa, uma vez que os mentirosos mais capazes são aqueles que acreditam nas suas próprias mentiras.
(…) Há dois problemas científicos em particular cuja resolução poderá ter consequências profundas para a humanidade: um é o código neuronal (…) um conjunto de regras, ou sintaxe, que transforma os impulsos electromagnéticos emitidos pelos neurónios em percepções, memórias, decisões, ideias (…) outro problema (…) é o da guerra. (…) A minha esperança é que os cientistas rejeitem este fatalismo [a afirmação de que “a guerra está nos nossos genes” N. de Kriu] e nos ajudem a ver na guerra um problema complexo mas solúvel como a sida”
Freeman Dyson: “A Ciência de nenhum modo perto dos seus limites” (pp. 205-218)
“a visão negatica de Steiner sobre a ciência está errada” (p.210)
“Mencionarei três modos de mudança na ciência moderna. Os cientistas estão a tornar-se mais internacionais, as ferramentas (…) mais acessíveis e as barreiras entre especialidades estão a reduzir-se. Estas tendências mostram claramente que a ciência não está perto dos seus limites” (p.213)
Jean Pierre Luminet: “A ciência tem limites?” (pp.241-266)
“A questão de a ciência estar a atingir os seus limites (…) está longe de ser nova. (…) Anteriormente presumia-se que a ciência estava a chegar aos seus limites devido a um aparente sucesso (…) o questionamento presente, pelo contrário, supõe que a ciência podia estar a chegar ao limite devido ao seu tremendo fracasso. Será esta inversão de perspectiva apenas um sinal do pessimismo geral que se faz sentir em praticamente todos os campos da actividade humana no mundo ocidental durante a primeira década do nosso século ou terá como fundamento uma verdadeira crise da ciência? (…) A minha opinião é que a ciência não está de modo algum perto do fim mas, pelo contrário, constantemente perto do começo!” (p.245)
“Afinal o critério popperiano de falsificabilidade é ele mesmo uma teoria (…) e como qualquer teoria não vejo por que razão se deva aceitar como definitiva e indiscutível” (p.251)
“Vamos supôr por um momento que a nossa tecnologia não progredirá muito mais nas próximas décadas e presumir que não estaremos em condições de testar experimentalmente algumas expectativas teóricas relativas à alta energia ou às escalas extremamente pequenas (…) nesse caso essas expectativas teóricas já não obedeceriam aos critérios habituais de Popper de previsibilidade e de falsificabilidade: tratar-se-ia realmente de uma crise da ciência? (…) A história da ciência mostra-nos como, em vários momentos, a teoria estava tão avançada relativamente aos instrumentos disponíveis (p.219)