7/17/2008

GESTÃO 11

DRUCKER, Peter F. com a contribuição de... " As Cinco Questões Mais Importantes Que Deve Colocar à Sua Organização, Lisboa, Ed. Smartbook, 2008
Do capítulo "Liderança Transformacional":
"Estude o meio"
"Bana a hierarquia"
"Reveja a missão"
"Desafie o Evangelho"
"Disperse a liderança por toda a organização"
"Lidere pela frente, não empurre pela rectaguarda"
"Analise o desempenho"
(pp.87,91)

" Faça as cinco questões essenciais: qual é a nossa missão? Quem é o nosso cliente? O que valoriza o nosso cliente? Quais são os nossos resultados? Qual é o nosso plano? A auto-avaliação conduz às acções e não tem qualquer significado sem esta última".
(...) "Planear não é um acontecimento. É um processo contínuo de fortalecimento daquilo que resulta e abandono do que não resulta, (...) de estabelecimento de objectivos, de inspecção relativamente ao desempenho e resultados por via de um feedback sistemático e da implementação contínua de ajustes aos processo e alteração de condições" (pp. 2 a 5)

"A missão deve dizer porque fazemos o que fazemos e não os meios que usamos para o fazer" (p.14)

"Nunca subordine a missão à necessidade de ganhar dinheiro" (p.16)

"As organizações do sector social têm dois tipos de clientes, o cliente primário que é aquela pessoa cuja vida é mudada pelo seu trabalho. A eficácia requer concentração e isso significa uma resposta à pergunta "Quem é o nosso cliente primário?" Aqueles que se dispersam em muitas direcções sofrem porque dispendem as suas energias e prejudicam o seu desempenho. Existem ainda os clientes apoiantes que são voluntários, membros, parceiros, fundadores, fontes de referencia, empregados e outros que devem ser satisfeitos. Todos eles são pessoas às quais não se pode dizer não, pessoas que têm o poder de escolher ou rejeitar aquilo que têm para oferecer. Pode satisfazê-los providenciando uma oportunidade para um serviço, com significado, dirigindo as contrbuições para resultados em que ambos acreditam (...)
Um cliente primário nunca é o único cliente e satisfazer um cliente sem satisfazer os restantes só demonstra um mau desempenho. Isto faz com que seja muito tentador dizer que existe mais do que um cliente primário mas as organizações eficazes resistem a essa tentação e mantêm a concentração no cliente primário" (pp.27,8)

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