8/31/2009

PSICOLOGIA 5

RIPLEY, Amanda, Impensável - Quem Sobrevive aos Desastres e Porquê, Alfragide, Estrela Polar, 2009 (Ca. 278 pp. e 17 euros)

“Quando as pessoas acreditam que a sobrevivência é negociável conseguem ser incrivelmente criativas” (p. 247)

HISTÓRIAS de FILMES 1 por NAIR LÚCIA DE BRITTO

"TINHA QUE SER VOCÊ"

(Last Chance Harvey – 2008 – EUA/INGLATERRA)


É uma delícia rara assistir a este filme que fala muito de sentimentos e que tão delicadamente toca o coração das pessoas; principalmente as mais maduras que, no decorrer de sua existência, já lidaram com seus acertos e com seus erros e, agora, esperam dar o rumo certo às suas vidas.


É uma bonita história de amor entre duas pessoas vividas; cada uma delas com seus dramas íntimos, que vão tocando o barco de suas vidas; mesmo magoadas e desesperançadas.


Ele é compositor de jingles, mas na verdade adoraria ser um pianista de jazz; divorciado e está prestes a perder seu emprego por causa da idade... Viaja num fim-de-semana para Londres, para assistir ao casamento de sua filha... Assim que chega ao aeroporto, não dá a menor atenção à Kate, uma pesquisadora que trabalha com estatísticas (mas, que na verdade, gostaria de ser escritora). Passa por ela apressado e a ignora quando esta o aborda para responder a um questionário.


Ao rever a filha, Harvey fica mortificado em saber que ela escolheu o padastro para levá-la ao altar. Sem nada reclamar, ele resolve voltar para Nova York logo após a cerimônia, desistindo de ir à festa, sem perceber que essa atitude também magoa a filha...


Paralelamente, Kate está aborrecida com a mãe perseguindo-lhe os passos e sempre lhe cobrando um casamento que não aconteceu na juventude e que, agora, aos quarenta e poucos anos, parece ainda mais improvável. Ela tenta se harmonizar com a situação, sair com amigos... distrair-se, mas sente-se completamente deslocada junto a eles; por isso se refugia no trabalho e nas aulas de literatura.


De repente os dois estão dentro de um bar, tristes e introspectivos... até que se percebem e instintivamente se aproximam e acabam desabafando suas mágoas... Ela fica sensibilizada ao ouvir a história dele e resolve ajudá-lo a se reaproximar da filha...


É assim que começa essa linda história que não é somente mais uma romântica história de amor; mas principalmente uma mensagem de esperança e uma bela lição de solidariedade...


Dustin Hoffman (que tornou-se famoso em “A Primeira Noite de um Homem”) e Emma Thompson foram indicados ao Globo de Ouro pela belíssima atuação como os personagens principais desse filme.


NAIR LÚCIA DE BRITTO


Arquivo do blogue