7/22/2008

Facta 11 "As Palavras" de Alberto Adelach. Enc. Adolfo Gutkin, Lisboa, Trindade, 1995


"Encontraste o personagem no primeiro dia!" - Disse-me o Adolfo Gutkin. E preveniu-me do perigo que representava ter de aguentá-lo dentro de mim mais dois meses. A estreia foi na sala grande do Trindade. "Se houvesse crítica ganharias um prémio de interpretação" - animava-me ele. E a seguir às representações comentava: "Foste sublime." E se acaso lhe desagradava "Foste uma merda!" logo perguntava: "Sabes porquê?" Eu dizia que sim e ele respondia: "Então não há perigo".

Aprendi o Teatro como ritual pelo qual se pode dar a vida com Adolfo Gutkin. E antes de mim foram seus alunos Eunice Munoz, Glicinia Quartim, Luis Miguel Cintra, Jorge Silva Melo, Manuela de Freitas, Mario Branco, João Mota, Rui Mendes, Irene Cruz e tantos, tantos outros.

Obrigado Adolfo Gutkin.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue