11/16/2008

CAPITALISMO 22


ZAKARIA, Fareed, O Mundo Pós-Americano, ed. Gradiva, 2008 (251 pp. e ca. 14 euros)

“Estamos a perder o interesse nas coisas básicas – a matemática, a industria transformadora, o trabalho árduo, a poupança – e a tornarmo-nos uma sociedade pós-industrial especializada no consumo e no ócio. «Em 2006 haverá nos Estados Unidos mais pessoas a acabar cursos de Desporto que de Engenharia Electrónica» diz Jeffrey Immelt, administrador da General Electric.” (p. 17)

“A magnitude geral da guerra global diminuiu cerca de 60% [desde meados da década de 1980] tendo caído em 2004 para o seu nível mais baixo desde a década de 1950 (…) a extensão de guerra no interior dos estados ou entre eles diminuiu para metade na primeira primeira década após o fim da Guerra Fria” (in estudo de 2005 levado a cabo por Ted Robert Gun cit. pág. 17)

“hoje em dia, estamos provavelmente a viver o período mais pacífico de toda a existência da nossa espécie” [Steven Pinker, in a Brief Histoy of Violence, conferência de 2007, citado pág. 17]


“Daqui a várias gerações, quando os historiadores escreverem sobre os tempos actuais, vão fazer notar que nas primeiras décadas do séc. XXI os Estados Unidos tiveram êxito na sua grande missão histórica – globalizarem o mundo. Mas durante esse percurso (…) esqueceram-se de se globalizarem a si próprios “ (p.53)

“Na primeira fase da globalização toda a gente queria ver a CNN. Na segunda fase os países estão a produzir as suas próprias versões de CNN” (p.85)

“O sistema político americano perdeu a capacidade de fazer compromissos de grande escala e de aceitar algumas dificuldades hoje em troca de maiores ganhos mais tarde. (…) Os sistemas parlamentares europeus funcionam bem com partidos muito diferentes (…) Pelo contrário, o sistema americano é de partilha de poder, de funções sobrepostas, de pesos e contrapesos. O progresso exige coligações amplas entre os dois partidos, assim como políticos que mudem de lado (…) Os que advogam posições sensatas e legislação de compromisso dão por si a ser marginalizados pela liderança do partido, a perder fundos (…) e a ser constantemente atacados, na televisão e na rádio, pelo seu “lado”. (pp.200,1)




Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue