4/22/2008

BIOLOGIA 2

RIDLEY, Matt, A Rainha das Copas, o sexo e a evolução da natureza humana, Ed. Gradiva, 2004
“À medida que a vida emergiu do caldo original há vários milhares de milhões de anos, as moléculas que se multiplicaram à custa de outras tornaram-se mais numerosas. Depois algumas dessas moléculas descobriram as virtudes da cooperação e por isso começaram a juntar-se em grupos, chamados cromossomas, para gerirem máquinas chamadas células, que podiam replicar esses cromossomas eficientemente. Do mesmo modo, pequenos grupos de agricultores juntaram-se a ferreiros e carpinteiros para formarem unidades cooperativas chamadas aldeias. Os cromossomas descobriram depois que vários tipos de células podiam formar uma supercélula do mesmo modo que as aldeias começaram a juntar-se, formando tribos. Foi esta a invenção da célula moderna a partir de uma equipa de bactérias diferentes. Depois, as células agregaram-se para formarem animais, plantas e fungos, grandes conglomerados de conglomerados de genes, tal como as tribos se fundiam em países e os países em impérios. Nada disto teria sido possível para a sociedade sem leis que forçassem o interesse social sobre o impulso egoísta do indivíduo, sendo o mesmo válido para os genes. Um gene tem apenas um critério pelo qual é julgado pela posteridade: tornou-se um ancestral de outros genes. Em larga medida tem de o conseguir à custa de outros genes, tal como um humano adquire riqueza principalmente ao persuadir outros a separarem-se dela (legal ou ilegalmente).” (Pág. 104)

Na actualidade existem 3 equipas de cientistas americanos que procuram o “gene da homosexualidade” (…) A mais apelativa das novas evidencias sobre o gene homossexual é que os gémeos falsos, que se desenvolveram no útero e foram criados no mesmo ambiente familiar, apenas têm uma hipótese em quatro de partilharem o mesmo hábito homossexual. Por outro lado, os gémeos verdadeiros, criados no mesmo ambiente e com os mesmos genes, têm uma hipótese em duas de partilharem o mesmo hábito homossexual. Se um gémeo verdadeiro é homossexual as hipóteses de o irmão gémeo também o ser são de 50%. (Pág. 295)

“Se as preferências sexuais dos humanos homossexuais são grandemente influenciadas (e não completamente determinadas) por um gene, então é provável que as preferências dos heterossexuais também o sejam. (Pág. 296).

“apenas compreendendo como é que evoluiu a atracção sexual será possível fazer sentido a mistura de cultura e instinto e compreender porque mudam certas características como a moda e outras resistem.” (Pág.297)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue