10/05/2010

WIDMAIER, Eric P. Porque é que o Ganso não é Obeso (E nós aumentamos de peso) Como as estratégias evolutivas afectam a nossa vida. Lisboa: Gradiva, 2006 (Ca. 255 pp. e 16 euros)



“Será que atingimos o pináculo da evolução? Ou estará a Humanidade a evoluir na direcção de uma «forma superior»? (…) é pouco provável que consigam conceber um animal mais bem adaptado ao voo (…) do que uma ave. (…) em termos evolutivos, as aves não desenvolveram um cérebro como o nosso porque não tiveram necessidade. O facto de termos desenvolvido uma estrutura deste género sugere que foi necessário ultrapassar as nossas muitas fraquezas ou, de modo inverso, que conservámos aptidões sensoriais fisiológicas inferiores por termos desenvolvido um cérebro anterior” (p. 180)




”Afinal de contas talvez estejamos já próximos da perfeição – para os nossos objectivos. Como referiu uma vez (…) Desmond Morris, os gatos podem parecer-nos pouco inteligentes mas eles são muito, muito bons a serem gatos” (p. 183)



“A nossa coluna vertebral adaptar-se-á por fim à nossa posição erecta, aliviando a dor nas costas? Deixaremos de ter dentes do siso? A vagina alargar-se-á para acomodar a cabeça de um bebé de quatro kilos? O nosso cérebro anterior continuará a se desenvolver” (p.184)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue