2/16/2010

CARTA ABERTA à Ministra da Cultura

Exmª. Senhora Ministra da Cultura

Excelência,

A ser verídica a notícia inserta na página on line do MC, segundo a qual


O Conselho Nacional de Cultura (…) prevê a possibilidade de criação de novas secções especializadas, prerrogativa que será utilizada para criar a secção das artes e a secção de tauromaquia. (http://www.culturaonline.pt/Noticias/Pages/20100204, 19.00 h. de 15/02/10)

a minha pessoa, com actividade criativa no País há quase meio século, passa a ser englobada numa secção de Artes que emparelha com uma secção de tauromaquia!

Sinto arrepios pela companhia!

Nada tenho contra os descendentes dos valorosos gladiadores romanos mas que me coloquem lado a lado com quem - já sem ser por necessidade de defesa - tortura animais - creio que, aqui e agora, é demais.

Acresce que o Ministério da Cultura possui, na sua orgânica, secretarias regionais de cultura que, a crer no decreto que as criou:

(…) são serviços periféricos do MC que têm por missão (…) o acompanhamento das acções relativas à salvaguarda, valorização e divulgação do património arquitectónico e arqueológico, e ainda o apoio a museus.

(Lei Orgânica do Ministério da Cultura, Decreto-Lei nº 215/2006, artigo 18º)

Ou seja, se o País quiser preservar costumes locais, como os touros de morte em Barrancos, pode gerir o assunto através das ditas secretarias, sem necessidade de criar uma secção tauromáquica de âmbito nacional.

Para quê fomentar condições de alargamento ao que, já localizado, é problemático?

Como conceber tal num ministério dito de “cultura”, cujas funções, porque de Estado, devem ser fundamentalmente pedagógicas?

Repito, Estimada Senhora e Excelentíssima Ministra, que me sinto incomodado pela minha actividade de criativo emparelhar em pé de igualdade com a de torturadores de animais. Poder-me-á alguém do seu ilustre Conselho Nacional de Cultura explicar-me a razão de tal?

Grato pela atenção e com o maior respeito

De V. Exª

Carlos Gouveia Melo

3 comentários:

  1. Os animais são seres sensíveis como os homens.Eles sofrem, têm alegrias, são amorosos e
    sobretudo amam seu dono. É insano o que o ser humano faz com os animais. Quem, afinal, é mais inteligente? O animal que protege o homem ou o homem que maltrata o animal? Que cada um reflita, ao menos por um segundo sobre os atos desumanos praticados contra os animais.
    "O artista é um ser muito especial por ser capaz de tornar o mundo um pouco melhor" (Truman Capote). O perverso é o oposto. Ou seja:
    um não tem nada a ver com o outro.

    ResponderEliminar
  2. V. Exa. e Prezado Amigo Carlos Melo, salvo erro e melhor opinião, é o Senhor, estimado, que nao está vendo bem a questão, trata-se duma medida da mais importante consideração nacional pelos agentes de cultura..., pois com o desemprego e o desapoio vigentes no Sector, poderão, por exemplo, ter trabalho de actores ou actrizes como Touros e Chocas, feliz, não?

    ResponderEliminar
  3. «Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem é a única criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes são divertidas por si» James Froude

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue