MELO, M. Benedia Portugal, Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares – Reflexos da reflexividade mediatizada. Vila Nova de Gaia: ed. Fundação Manuel Leão, 2009 (ca. 460 pp. e 20 euros)
“os [sociólogos] e as crianças pequenas possuem uma importante qualidade em comum. Podemos dizer que o [sociólogo] permanece toda a sua vida tão capz de se surpreender como uma criança pequena”
(Jostein Gaarder in O Mundo de Sofia, 1995)
“Estados fracos são precisamente o que a Nova Ordem Mundial precisa para se sustentar e se reproduzir pois estes podem facilmente ser reduzidos ao (útil) papel de distritos policiais locais que garantem o nível médio de ordem necessário para a realização de negócios, mas não precisam de ser temidos como freios efectivos à liberdade das empresas globais” (Bauman, 1999. Globalização: As Consequências Humanas: Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, p. 76) (p.33)
“No entender dos seus autores, a utilização de “pedagogia” e a sua defesa por parte da filosofia educativa proposta pelo Ministério da Educação não contribui para a inculcação, nos alunos, “de uma cultura de exigência, esforço e trabalho para a transmissão de um saber rigoroso e científico”: (…) As pedagogias reinantes têm feito acreditar que os docentes serão bons, se trouxerem muitas e diversificados materiais para a sala de aula (…) e se evitarem expor matérias para não maçar os alunos com o saber fundamental”
“(…) caso não se enfrente a questão pelo lado ideológico da “pedagogice”, jamais sairemos deste buraco” (Gabriel Mithá Ribeiro, (…) autor do livro “A Pedagogia da Avestruz”. Lisboa: Gradiva, textos de opinião, Público, 12/10/03 (p.236)
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