ENCENAÇÃO DA FUNDAÇÃO DA VILA DE SÃO VICENTE
Para quem não conhece São Vicente, vale lembrar que ela é um pequeno ponto no mapa do Estado de São Paulo (Brasil). E uma das cidades que compõe a Baixada Santista, no litoral Sul.
A principal cidade da Baixada é Santos; cuja importância se deve à boa qualidade de vida, aos seus famosos jardins e ao Porto. A chegada dos navios de passageiros, ou de carga, é sempre uma atração irresistível.
O aniversário da cidade, 22 de janeiro, é comemorado durante toda uma semana, com a apresentação da encenação da fundação da Vila de São Vicente: um espetáculo teatral realizado ao ar livre.
O palco é a praia e, ali, se rememora a fundação da Vila em 1532 pelo navegante português, Martim Afonso de Souza, que chegou ao Brasil para esse fim, a mando do rei de Portugal: Don João VI.
Em 2010 a cidade comemorou 478 anos de fundação e o enfoque foi a primeira eleição e a sede da primeira Câmara das Três Américas, realizadas em São Vicente; enaltecendo a participação da mulher nessa conquista.
“É uma aula de história ao ar livre”, disse o atual prefeito, Tércio Garcia.
Neste ano, o palco abrangeu um espaço de 20 metros2, cercado por 35 camarotes para acomodar dez mil pessoas. Foram utilizadas três mil peças de roupas, para caracterizar os personagens; e trezentas peças de material cenográfico.
O evento, que se tornou um patrimônio cultural e de referência nacional, teve início em 1982, quando o saudoso Antonio Fernando dos Reis, de ilustre família portuguesa, era o prefeito da cidade.
Elenco da “Encenação” de 2010:
Henri Castelli: Martim Afonso de Sousa
Juliana Knust: Ana Pimentel (esposa dele)
Júlio Rocha: João Ramalho
Nuno Leal Maia: Pedro Álvares Cabral
Marissol Dias: Índia Bartira
Rogéria: representando a Europa
Cissa Guimarães: representando a América
NAIR LÚCIA DE BRITTO
Sem comentários:
Enviar um comentário