6/12/2010

CAPITALISMO 24



COLLIER, Paul. Os Milhões da Pobreza – Porque os países mais carenciados estão a ficar cada vez mais pobres – Qual a verdadeira chave para o seu crescimento. Lisboa: Casa das Artes, 2010  (ca. 260 pp. e 15 euros)


“A esquerda tem de ultrapassar a autoflagelação e as idealizações (…) os países dos últimos mil milhões não existem para serem cobaias de experiências socialistas; têm de ser ajudados a continuarem no caminho da construção de economias de mercado. (…) Presentemente, o apelo da esquerda é feito pelo livro de Jeffrey Sachs, O Fim da Pobreza (…) penso que ele exagerou na importância da ajuda externa (…) a direita (…) tem de reconhecer que a actividade privada dos mercados globais pode, por vezes, gerar nos países mais pobres problemas que necessitam de soluções de âmbito público” (p.241)

“O processo político dos países dos últimos mil milhões não se caracteriza pela serenidade e tranquilidade do processo político das democracias ricas, mas sim por uma perigosa disputa entre dois extremos de moralidade.
(…) o nosso apoio à mudança pode ser decisivo. (…) mas necessitamos não apenas de uma abordagem mais inteligente à questão da ajuda externa mas também de acções complementares que recorrem a (…) políticas de comércio externo, estratégias de segurança, alterações nas nossas leis e novas cartas internacionais” (p.242)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue