3/30/2009

CAPITALISMO 24


TODD, Emmanuel, Após  o Império – Ensaio sobre a decomposição do sistema americano, Lisboa, Ed. 70, 2002 (ca. 200 pp. e ca. 15 euros)

“Se os economistas do establishment universitário americano admitem, em geral, o aumento de desigualdades resultante do comércio livre, a estagnação da procura, em contrapartida, é assunto tabu, incluindo para falsos anticonformistas como Paul Krugman. Evocar este efeito de globalização é sinal de uma ruptura com a ordem estabelecida e só verdadeiros rebeldes  arriscam a denunciá-lo, como Chalmers Johnson (…) autor de Blowback: The Costs and Consequences of American Empire [Henry Holt and Company, New York, 2000, p. 197].

(…) A tendencia para a estagnação da procura resultante do comércio livre e da compressão dos salários é uma evidencia, o que explica a diminuição regular das taxas de crescimento mundial e as suas recessões cada vez mais frequentes. (..) Porque é realmente a estagnação da procura à escala mundial que permite aos Estados Unidos justificar o seu papel de regulador e de predador da economia “globalizada” e que os autoriza a assumir e reivindicar a função de um Estado keynesiano planetário.

(…) Esta evolução imperial da economia, que não deixa de lembrar a de Roma logo após a conquista da bacia mediterrânica, afectou de maneiras diferentes os diferentes sectores da sociedade e da economia americana. A indústria e a classe operária até então considerada integrada nas classes médias foram atingidas em cheio. A sua desintegração parcial lembra a do campesinato e do artesanato romanos, destruídos pelo afluxo dos produtos agrícolas ou dos objectos vindos da Sicília, do Egipto ou da Grécia.  No caso dos operários americanos doa anos 1970/1990 podemos falar de empobrecimento relativo e por vezes absoluto.

(…)O prodigioso aumento dos rendimentos da parte superior da sociedade americana não pode explicar-se sem o recurso ao modelo imperial, tal como a estagnação ou o crescimento muito modesto de rendimentos da maior parte da população.” (pp. 78 a 81)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue