3/24/2008

ROCK 1

FOWLIE, Wallace, Rimbaud e Jim Morrison, os poetas rebeldes, Rio de Janeiro, Elsevier Editora, 2005.
(S/ o concerto de Miami, em 1 de Março de 1969):
"O estado de embriaguês por si só provavelmente não era suficiente para justificar o comportamento obsceno de Jim. Graças a Artaud, ele havia se interessado pelo Living Theatre, de Julien Beck e sua esposa, Judith Molina. Era comum os atores subirem nus ao palco, onde encenavam as suas peças e improvisavam esquetes. A explicação que J. Beck oferecia para aquele comportamento era a mesma de Artaud: a necessidade de sacudir o público, de retirá-lo do seu costumeiro estado semiletárgico.
Jim estava desmoralizado e fez o melhor que pode para desmoralizar o público. Existem diversas versões para o incidente e todas concordam que o que transpareceu aquela noite em Miami interrompeu em definitivo a trajectória do grupo. Jim incentivou os fans a subirem ao palco. Jim e um policial trocaram de quepe. Jim foi jogado na plateia onde organizou um trem humano. A fila que se formou atrás dele era enorme. De volta ao palco, Jim arrancou a camisa e a jogou para a multidão. Começou a abrir as calças e mais tarde declarou que acreditava ter-se mostrado.
Quando foi expedida a ordem de prisão, ele foi acusado de atentado violento ao pudor, acto obsceno e de simular sexo oral. O caso foi noticiado em toda a parte. "O Rei Lagarto se despe." Imediatamente uma grande turnê dos Doors que correria vinte cidades foi cancelada. (...) Os Doors foram banidos em toda a parte. O presidente Nixon deu o seu apoio aos organizadores de manifestações que condenavam o grupo. (Págs. 118/9)

S/ o concerto no México, em Junho de 1969:
"Danny Sugerman conta que foi das melhores apresentações de toda a história da banda. Jim tinha deixado crescer a barba e foi recebido calorosamente, apesar da publiciade negativa. Na primeira noite os mexicamos pareceram não ter entendido "The End". Mas nas noites seguintes, eles pediram a música. Quando Jim cantava "Father/yes son" os rapazes respondiam em uníssono os versos seguintes: "I want to kill you". ("Pai, quero matar-te" n.k.)

(...) Parecia que o escândalo de Miami havia sido superado. Um ensaio escrito por um jovem dramaturgo, Harvey Perr, publicado no Los Angeles Free Press, apresentava uma visão inédita sobre os The Doors. Perr falou da simpliciade das músicas. Foi dos primeiros críticos a ver em Jim um autêntico poeta americano da linhagem de Walt Whitman. Para ele, a mensagem revolucionária da música dos The Doors transcendia o rock, que seria uma forma de expressão mais limitada." (Págs. 119/20).

Sangue nas ruas da cidade de Chicago
Indios espalhados pelas estradas ao raiar do dia
Sangue nas ruas da cidade de New Haven

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