6/29/2008

GESTÃO 10

BRAFMAN, Ori e BECKSTROM, Rod A., A Estrela-do-Mar e a Aranha, O Fenómeno das Organizações Sem Líder, Lisboa, Ed. Presença, 2007 ca. 11 euros
“Este livro fala sobre o que acontece quando não há ninguém no comando. Aborda o que acontece quando não há uma hierarquia. Seria de esperar que se instalasse a desordem ou mesmo o caos. Mas, em muitas áreas, a ausência de uma liderança tradicional está a possibilitar a ascensão de grupos poderosos que estão a virar do avesso a indústria e a sociedade.” (p.13)
Alguns itens considerados importantes para uma organização sem líder:
- Deseconomia de Escala
- Efeito de Rede
- Conhecimento nas Margens
- Contribuição de todos
- Importância dos catalisadores
- Os valores são a organização
Questões deste tipo de organizações:
- Como está a saúde do círculo?
- Os membros continuam a participar?
- A rede cresce? Estende-se? Transforma-se? Descentraliza-se? ”A maior parte dos catalisadores compreendem estas questões intuitivamente. Numa organização estrela-do-mar as pessoas fazem o que querem. Preocupam-se com os membros mas não esperam relatórios nem desejam controlar (…) Os melhores catalisadores são aqueles que põem as pessoas em contacto e vão marcando o compasso da ideologia (p.169)
sites referidos:
www.vsf.cape.com/~dales/science//nervous.htm
www.edge-of-reef.com/asteroidi/asteroidien.htm
www.usdoj.gov/ag/manualpart1_1.pdf (site do FBI que exibe um manual apreendido à organização de Bin Laden e expõe o modo de funcionamento de uma organização tida como exemplo de “sem líder”)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue