4/28/2008

CAPITALISMO 3


GAGGI, Massimo e NARDUZZI, Edoardo, Low Cost O Fim da Classe Média, Ed. Teorema, 2008
“a filosofia do low cost invadirá inevitavelmente a esfera pública: para quem governa o Estado isto significa repensar a oferta levando em linha de conta a menor disponibilidade da classe da massa para suportar o ónus do seu financiamento. Por outras palavras, terá de surgir a capacidade de pôr em marcha um welfare igualmente low cost. (p. 11)

“Em suma: a Europa que “inventou” a classe média pode sobreviver ao fim dela. Chefias políticas desligadas da vida política do momento, e capazes de ler a realidade e as soluções possíveis numa perspectiva histórica, estão em condições de contribuir para o governo da sociedade low cost, mitigando a sua natural tendência para o excesso de consumismo – para o totalitarismo consumista, podemos dizer – e, portanto, para a perda de valores diferentes do simples preço de um bem ou de um serviço.
A sociedade low cost é já uma realidade, mas é um modelo incompleto, incapaz de ver o humano na sua integridade e complexidade. O capitalismo selvático e os sistemas económicos dinâmicos, mas não democráticos, não poderão, com certeza, curar-lhe as patologias. Esta nova realidade social necessita, pois, de humanização, valor plurissecular de identidade ocidental. O neo-humanismo da sociedade low cost.” (p. 166).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue