5/07/2007

PORTUGAL 2


Cadilhe, Miguel, "A Reforma Conceitual e Administrativa do Estado", in AAVV, Cidadania, Uma visão para Portugal, revisão de Luis Milheiro, Instituto Humanismo e Desenvolvimento/Gradiva Publicações, Lisboa, ed. Gradiva, 2007.
"Do que se precisa é de romper, não é de ilusões e desenganos de remediador" (P. 184)
"A opção reformar, não reformar o Estado (...) provavelmente equivale à grave opção progresso, retrocesso de todo nacional"
Algumas propostas:
- emissões extraordinárias de dívida pública
- fundos estruturais europeus
- privatizações e alienações com venda de algum ouro
tudo baseado num Fundo Extraordinário de Investimento separado da esfera do Orçamento de Estado e isento de contribuição para a establidade do défice público.
"Quando não há tibieza política opera o dilema do reformador das grandes reformas. (...) Se avisar os eleitores das suas ideias, o reformador perderá as eleições. Se não os avisar, poderá ganhar mas, sem legitimidade, não realizará as reformas.
O dilema estará sofismado se admitirmos (...) que o reformador pode beneficiar de uma legitimidade pré-eleitoral ou pós-eleitoral, corporizada por ex. em explícito e público acordo congregador dos principais partidos"
Estudo que vai além do historial pedagógico das questões, apresentando argumentos fundamentados, num nível aceitável de legibilidade para um leitor leigo em economia política.
CM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue