1/07/2010

APELO 1 - Gatos Errantes


S O S TEMPESTADE

Na madrugada de 24 de Dezembro de 2009, a tempestade que assolou a região Oeste não poupou o Refúgio da Associação Gatos Livres

Aquilo que era o lar de 53 gatos resgatados da rua, a maior parte doentes, ficou reduzido a um monte de escombros.

A vedação, constituída por um muro, rede e, no cimo, chapa em forma de V para impedir os gatos de saírem, foi completamente derrubada e as cabanas de madeira, pesadíssimas, voaram!!!

Dezenas de gatos esperavam sobre os muros rachados e sobre os telheiros milagrosamente de pé, sem arredar pata da sua casinha onde horas antes tinham abrigos, árvores, tranquilidade e segurança.

Apanhámos de imediato a maioria, pequenos selvagens que, na sua aflição, se dirigiram sem hesitação a nós em busca de socorro.

Mais tarde, capturámos com armadilha outros que não se tinham deixado apanhar.

Neste momento, faltam ainda 3 à chamada.

Os outros encontram-se em segurança nos isolamentos, que, baixos e construídos em rede, foram poupados a tanta destruição.

Pela primeira vez na sua existência, os Gatos Livres pedem a ajuda de todos para reconstruir este sonho.

NIB: 0033 0000000 34580820-18
IBAN: PT50 0033 0000 0003 4580 8201 8
SWIFT: BCOMPTPL

Com a indicação "Apoio à reconstrução" e, se possível, um mail de aviso para: gatoslivres@errantes.org

OBRIGADA !!!


2 comentários:

  1. cá entre nós9/1/10 02:30

    Inicialmente não concordámos com a filosofia desta associação.
    Se os gatos são Livres e, Errantes, não deveriam de estar ao abrigo dos caprichos dos humanos que, com as suas muito boas intenções e romantismos os acolhem, só para lhes criar mais habituação á presença humana nas suas vidas, e assim os fragilizar e tornar mais dependentes do bel prazer... humanoide...
    Esses gatos livres, não são mais livres, só por estarem num terreno mais ou menos baldio, do que os que estão numa sala ao pé de uma lareira deitados aos pés dos seus donos a fazer-lhes festas, aos quais lhes custaram um balúrdio porque foram feitos nascer propositadamente para serem comércio para os humanos que os mantém gordos, dando-lhes wiskees em terrinas de prata...
    Pois são influenciados com abrigos feitos igualmente pelos humanos, num terreno delimitado por cercas, o que lhes reduz os seus instintos naturais de refúgio, defesa e até de sociedade felina, ou será gatina(?)...

    A morte prematura de recém nascidos, tanto na população canina como na população gatil, como noutra população animal qualquer, é também um factor natural que determina a continuidade, ou não, de uma "linhagem" de gatos (neste caso). Os mais fortes sobrevivem, porque são os que detêm as maiores capacidades de criarem as defesas necessárias para conseguirem sobreviver com os seus próprios instintos (meios, portanto) e dar a continuidade a essa "linhagem". Muitas vezes, são alguns dos próprios irmãos mais fortes que exterminam os outros mais fracos quase após a nascença e/ou na competição natural pela amamentação na própria mãe. A própria mãe, ás vezes mata as suas crias por necessidade,... sem explicação, sem razão, sem nexo, sem NADA (pelo menos plausível aos olhos dos humanos), a não ser apenas o instinto que não se questiona, não faz análise crítica nem poesia, não tem conceito nem julgamento, que o leva a fazer... por alguma razão... superior a nós, e á nossa compreensão de humanos...

    No entanto, reconhecemos que, a evolução do Homem, a sua sede do infinito Alter Super Ego que o faz vibrar com a insasiedade do Poder, tenha deflagelado os Gatos (e a maior parte dos animais, por mais selvagens que se classifiquem) numa roda dentada sem retorno... tristemente, espelho do que mais pútrido coexiste na alma - O Desrespeito pelo que é Vivo ( e principalmente pelo que é Puro e Belo) - tenha levado infelizmente, os Gatos juntamente com os cães, e outros, por tanto nos amarem, aos que se encontram na lista daqueles que já não conseguem existir sem ser em coabitação connosco (Humanos). E,..
    a nossa consciência leva-nos a pelo menos não os deixar cair em extinção, sendo que dessa forma a única solução que nos resta é mesmo cuidar deles.

    Assim, acatamos o seu apelo em representação dessa associação e, decidimos reflectir sobre isso, bem como já fizémos a divulgação do SOS em outras redes sociais mais abrangentes.

    Melhores Cumprimentos e Elevada estima

    --
    A Equipa
    Cá Entre Nós

    ResponderEliminar
  2. gatos livres10/1/10 02:01

    "Em primeiro lugar, muito obrigada pelo vosso apoio.



    Apenas tentamos ir pagando, infimissimamente, a dívida do Homem para com os seres que atraiu a si e traiu depois, na sua infinita ingratidão e arrogante egocentrismo. Apenas tentamos fazer-nos perdoar por termos inventado o alcatrão, o cimento e o plástico, e de os utilizarmos sem discernimento, ocupando despreocupados e sem complexos o habitat do Outro.



    Por outro lado, prefiro passar a palavra a Milan Kundera que, na Insustentável Leveza do Ser, exprime, num simples parágrafo, tudo o mais que eu poderia dizer:



    'A verdadeira bondade do homem só se manifesta com toda a pureza, com toda a liberdade, em relação àqueles que não representam nenhuma força. O verdadeiro teste moral da humanidade (o mais radical, num nível tão profundo que escapa ao nosso olhar) são as relações com aqueles que estão à nossa mercê: os animais. É aí que acontece o maior desvio do Homem, derrota fundamental da qual decorrem todas as outras.'



    Gatos Livres"

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue