4/16/2009

CONFERÊNCIA 3


POPPER, Karl R., O Mito do Contexto, Em Defesa da Ciência e da Racionalidade, Lisboa, edições 70, 1996  (Ca. 255 pp. e 18.90 euros)

"Há quase quarenta anos sublinhei que mesmo observadores e relatórios de observações andam ao sabor do contexto. De facto não existe nada que seja uma observação não interpretada, uma observação que não esteja impregnada de teoria. (…)

É o método da ciência, o método da discussão crítica, que torna possível transcendermos não só o que adquirimos culturalmente como também os nossos quadros de referência inatos” (pp. 83, 4)

“enquanto não formos capazes de descrever como seria a possível refutação de uma determinada teoria, podemos considerá-la como estranha ao campo da ciência empírica” (p.116)

“O que se pode designar como método de ciência consiste na aprendizagem sistemática através dos nossos erros: primeiro correndo riscos, ousando cometer erros – ou seja, propondo novas teorias com ousadia, em segundo lugar examinando sistematicamente os erros que cometemos – ou seja, pela discussão e exame crítico dos nossos erros” (p.121)

 

 

 

 

 

 

 

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