10/22/2009

ESTÉTICA 1


BARENBOIM, Daniel, Está Tudo Ligado – O Poder da Música. Lisboa: editora Bizâncio, 2007. (Ca. 222 pp. e 15 euros)

“é precisamente esta relação constante entre elementos fixos e inflexíveis que dá à execução da música a riqueza de ser simultaneamente subjectiva e objectiva” (p. 114)


“No mundo de hoje a música tem uma presença cacofónica (…) mas é precisamente essa omnipresença que constitui o maior obstáculo à integração da música na nossa sociedade” (p.11).

“O desaparecimento do som pela sua transformação em silêncio é a definição do seu carácter limitado no tempo” (p 16)

“É por isso que é tão perturbador ouvir um público entusiástico aplaudir antes de se desvanecer o som final, porque há um momento derradeiro de expressividade, que é precisamente a relação entre o fim do som e o inicio do silêncio que se lhe segue” (p.17).

“só uma solução pragmática de dois estados (ou melhor ainda, pr absurdo que pareça, uma federação de três estados: Israel, Palestina e Jordânia) pode trazer paz à região” (p. 184)


“Sempre foi minha convicção que não havia solução militar para o conflito entre Judeus e Árabes, nem do ponto de vista moral nem do ponto de vista estratégico, e como é indispensável encontrar uma solução, pergunto-me: porquê esperar? Foi por esta razão que, com o meu malogrado amigo Edward Said, fundei um ponto de encontro para jovens músicos de todos os países do Médio Oriente, Judeus e Árabes.” (p.194)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue