7/14/2009

SOCIOLOGIA


GUERRESCHI, Cesare, As Novas Dependências - Internet, Trabalho, Sexo, Telemóvel e Shopping Compulsivo, São Paulo, Ed. Paulinas, 2009

“Ser dependente e depender dos outros é mau. Existe porém um paradoxo: a nossa socieade fundamenta-se na não dependência, no entanto, a dependência (…) é de tal modo incentivada que se torna no ar que se respira sem se dar conta” (in prefácio)

“Segundo o psicólogo Martin Helldorfer, a obsessão pelo trabalho torna-se uma armadilha porque transforma qualquer actividade em trabalho, até o lazer e o descanso.

«A work-fixation não é permanecer fechado num escritório muitas horas. Nem é, tão pouco, evitar envolver-se em actividae de lazer. A work-fixation tem antes a ver com um estilo de vida, um modo de enfrentar a vida e tudo aquilo em que nos envolvemos. (...) O sinal de uma work-fixation é estar sempre e em toda a parte de olhar fixo na meta» (p. 90)

“a dependência é a condição mais primitiva do ser humano, a força que não está sujeita à autodeterminação e que reduz o homem a escravo” (p. 228)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue