12/01/2008

PORTUGAL 6


FIGUEIRAS, Rita, O Comentário Político e a Política do Comentário, Lisboa, Paulus Editora, 2008 (ca. 542 pp. e 25 euros)

 

“Rita Figueiras vem levantar uma questão muito actual e pertinente para a avaliação do estado da democracia portuguesa: estará o espaço de opinião (…) nos media portugueses a contribuir para uma asfixiante (…) politização da opinião publicada? (…) Estas páginas merecem leitura atenta pois como eu própro penso o espaço publico português é actualmente uma babilónia de fabricadores de opinião que de tanto falarem entre si, anulam-se uns aos outros.  (J.M.P.Oliveira in Prefácio, pp. 8,9)

 “Nesta obra analizamos a democraticidade do espaço ”Opinião” e pretendemos aferir a qualidade  do debate que se trava nas colunas de opinião sobre a política portuguesa” (p.13)


“Sob o ponto de vista de muitos indicadores tem-se assistido a uma rápida aproximação do país a padrões médios das sociedades desenvolvidas (…)  O sector dos media tem acompanhado as tendências internacionais (…) O core do universo do comentário de imprensa de referencia parece denunciar os vestígios de uma sociedade mais arcaica. (…) o universo dos comentadores tem-se mantido relativamente imune às profundas mudanças ocorridas na sociedade portuguesa ao longo destes 26 anos sobre os quais existem dados sobre o espaço “Opinião” (1980-2005). (...) esta secção tem conseguido recriar-se através de um processo de selectividade e sem precisar de se abrir verdadeiramente ao exterior. (…) A persistência destas características tende, de certa forma, a dificultar algumas das transformações em curso no país, nomeadamente a autonomização do espaço “Opinião” dos referidos círculos de maior concentração de autoridade e poder, dificultando a possibilidade de ser uma instância promotora de debate público esclarecedor e o aprofundar da democracia (pp.483,4)

Nota de Kriu: O livro de RF contém vinte e cinco páginas de bibliografia relacionada com o tema dos media (pp.507,732)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue