Histórias de filmes, por Nair Lúcia de Britto
“SEMPRE A SEU LADO”
(Hackiko – A Dog's Story- EUA-2009)
(…)
o roteiro de “Sempre a seu lado”, dirigido por Lasse Hallstrom, foi inspirado numa história real que aconteceu no Japão no começo desse século, com um cachorro de nome Hackiko, e no primeiro filme japonês: Hackiko Monogatari, de 1987.
A versão atual começa quando o professor universitário desce na estação do trem, como faz todos os dias, ao retornar do trabalho. Nesse dia uma surpresa o espera: um cãozinho perdido, bem no meio da estação, junto à caixa que lhe servira de abrigo.
Mesmo contrariando o desejo da esposa, o professor carrega o cachorrinho consigo, a fim de tentar localizar seu dono ou, pelo menos, encontrar alguém que quisesse adotá-lo. Mas seus planos não dão certo e o cãozinho vai ficando na casa dele e conquistando o coração da família.
Profundamente grato pela proteção, carinho e acolhida o cão acompanha
o professor até a estação de trem toda vez que ele sai para o trabalhar; e volta para lá exatamente no horário em que seu dono retorna...
Só que de repente, por força do destino, o professor não volta mais... mas o cão o espera no mesmo lugar, na mesma estação... todos os dias, mês após mês, ano após ano; e ninguém consegue retirá-lo de lá!
O professor da vida real trabalhava na Universidade de Tóquio. E ainda hoje, na estação de Shibuya, existe uma estátua de Hackiko, erguida no mesmo lugar onde o cão esperava pelo dono, sem jamais se cansar nem perder a esperança de vê-lo voltar.
Essa história dele foi levada ao conhecimento das crianças, nas Escolas do Japão, para ensiná-las o valor da lealdade e da verdadeira amizade.
Nair Lúcia de Britto
Sem comentários:
Enviar um comentário