6/18/2009

DESTAQUE 13 - J. PInto s/ touradas em Ribeira Grande, Açores

Touradas de corda na Ribeira Grande?


Como é evidente todos sabemos que há tradições que são erradas e há outras tradições que assentam em princípios ou ensinamentos dignos.
Mas a irracionalidade das touradas à corda têm a ver com a dignidade das pessoas?

Muitos são os jovens e alguns adultos que desafiam a morte neste espectáculo que tem algo de semelhante com a largada de touros numa famosa cidade espanhola, fazem parte de um tipo de actividades lúdicas (e que existem também em alguns desportos) que são desafiadoras da morte ou de alguma lesão que poderá ser incapacitante para o resto da vida.


Depois os dinheiros públicos serão duplamente utilizados para coisas que poderiamos ter evitado em sede própria. Isto é, na reunião de presidência ou de assembleia de câmara, se de facto estivessem preocupados com os filhos da terra.


Isto não servirá de desculpa para o turismo, nunca mesmo.

Não vejo que a educação de nossa população venha ser edificada com este tipo de espectáculo, quando ainda há grandes falhas no apetrechamento de nossas escolas. Ainda pra mais vinda de um presidente da câmara que foi professor de história.


Afinal a educação que se ministra nas famílias e nas escolas tem suas limitações, como todos sabemos não conseguiremos colmatar as falhas existentes herdadas da história e dos contextos insulares.


Num curto espaço de tempo necessário à mudança para melhor e agora vêm gastar os dinheiros públicos em um espetáculo que quase vai beber suas raizes à arena romana.


Que educação queremos? Que actividades salutares estamos exemplificando.

Que tipo de líderes somos, que tipo de pessoas realmente somos?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue