2/18/2009

SAÚDE 3


ALVAREZ, Jose Enrique Campillo, O Macaco Obeso, Lisboa, Dom Quixote, 2008 (Ca. 250 pp. e 13.50 euros)

 

“A medicina darwinista ou evolucionista é um ramo da ciência médica que pretende estudar a doença no contexto da evolução biológica” (p. 43)

 

“A medicina evolucionista considera que  muitas das doenças que hoje nos afectam são consequência da incompatibilidade entre a estrutura evolutiva do nosso organismo e o uso que hoje lhe damos. “(p. 45)

 

“Segunda etapa: a expulsão do Paraíso. Coincide com a perda das florestas húmidas em que evoluíram os nossos primeiros antepassados, o que aconteceu há cerca de cinco milhões de anos” (p.57)

 “Há dois  milhões de anos por causa da escassez de alimentos de origem vegetal, os nossos antepassados viram-se obrigados a alimentar-se de animais terrestres e aquáticos” (p.58)

“Hoje qualquer criança urbana gasta por semana 40 horas a ver televisão, 25 horas sentada na sala de aula e outras 10 horas entre computadores e videojogos. (…) Este fenómeno que (…) as impede (…) de exercício físico foi definido recentemente como “Nintendonização” da infância no Congresso Internacinal de Diabetes” (p.232) 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue