11/01/2008

GESTÃO 13

BRANCO, Rui Fazenda, O Movimento de Qualidade em Portugal”, Porto, Grupo Editorial Vida Económica, 2008 (Ca. 475 pp e 33 euros)

“O papel de gestor de qualidade (…) é o de um consultor que regulamenta e controla toda a actividade no âmbito do Sistema de Gestão pela Qualidade – é como que o “Provedor” de Qualidade no interior da organização.
Para além de toda a actividade de controlo dos procedimentos de trabalho internos, apoio e controlo de implementação, manutenção e melhoria do SGQ, acompanhamento do SGQ mediante auditorias, informação ao Conselho de Gerência sobre o desempenho do SGQ, incluindo necessidades de recursos com vista à sua melhoria, o Gestor de Qualidade tem como função a promoção de uma pedagogia da Qualidade junto dos departamentos da empresa e formação necessária em Qualidade.
É aquela função que está acima de todas as outras actividades/funções com o principal objectivo de ajudar as mesmas, dedicando o tempo e a atenção necessários para “pensar” todas as outras actividades, por forma a melhorar continuamente as mesmas.” (p.297)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue