11/03/2008

CAPITALISMO 21

21. WOLF, Martin, Por que funciona a Globalização - Em Defesa de Uma Economia Global de Mercado, Lisboa, Dom Quixote, 2008

“O tema principal deste livro é o choque intelectual entre o capitalismo liberal e os seus opositores” (…) O livro começa (…) com a definição de globalização económica. Prossegue (…) com argumentos a favor de uma economia de mercado liberal e com a análise das suas contribuições de longo prazo para a prosperidade, a democracia e a liberdade individual. Debruça-se sobre a relação mutuamente apoiante e interdependente entre o Mercado e o Estado democrático. Por fim examina o que acontece quando o mercado cruza fronteiras.
Na terceira parte o livro aborda a longa história da globalização” (p. 38)

“Os críticos têm razão quando dizem que as instituições designadas para gerir a economia global não funcionam tão bem quanto deviam, particularmente na área das finanças. (…)
O grande desafio é o de conciliar um mundo dividido entre Estados com capacidades enormemente desiguais, com a exploração das oportunidades de convergência, proporcionadas pela integração económica internacional.” (p. 39)

“a economia de mercado é a única conjuntura capaz de gerar aumentos sustentados de prosperidade, proporcionando os alicerces de democracias liberais estáveis e dando aos seres humanos a oportunidade de procurarem aquilo que desejam na vida.
(…) os Estados nacionais continuam a ser o local de debate e de legitimidade políticos. As instituições supranacionais adquirem a sua legitimidade e autoridade a partir dos Estados que as constituem” (p.409)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue