6/01/2008

ANARQUISMO 1

QUEIROZ, Clara, Se Não Puder Dançar Esta Não É a Minha Revolução – Aspectos de vida de Emma Goldman, ed. Assírio e Alvim, 2008.
“Um aspecto que impressiona ao estudar o seu percurso é que muitas das lutas que travou durante a vida continuam actuais. O imperialismo e as suas guerras, a precariedade da liberdade de expressão, o poder dos meios de comunicação na formação da opinião do público, a liberdade das mulheres (…) o poder manipulador e discriminatório da escola, o desemprego e, até, o direito às oito horas de trabalho
(…) Durante a sua vida Emma Goldman foi aperfeiçoando a definição de anarquismo (…) já no fim da sua vida era a seguinte:
ANARQUISMO: Libertarianismo como oposto ao autoritarismo.
O ideal de liberdade igual para todos em oposição à regra invasiva pela violência ou força, exercida por indivíduos, grupos ou governos.
“Uma filosofia do mundo, de uma nova ordem social, proposta por aplicação prática generalizada em que a liberdade igual para todos não é restringida por leis invasivas feitas pelos homens”
“Uma teoria de que a lei exercida por um grupo de homens sobre outros é o resultado de compulsão invasiva, baseada na ideia de que o Poder faz o Direito, é errada, devastadora, prejudicial e desnecessária” (pp. 98,99)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue