6/17/2007

TESTEMUNHOS 5


KANG, H. e GRANGEREAU F., "Aqui é o Paraíso" - Uma Infância na Coreia do Norte, Lisboa, Ed. Ulisseia, 2007
A citação de Soljenitsyne "Aquele a quem privardes de tudo não está mais em vosso poder. É outra vez completamente livre" abre o relato acompanhado de desenhos feitos pelo autor do testemunho, o adolescente Hyok e transcrito por Grangereau. Citam-se extractos do "Paraíso", isto é, da actual Coreia do Norte
- Vi a minha primeira execução aos nove anos" p. 21 e legenda de desenho.
- "Como é que ousaste desenhar o Nosso Grande Líder? É o genero de coisa que merece o pelotão de execução." (...) A professora explicava que somente alguns desenhadores especialmente dotados estavam habilitados na Coreia do Norte a reproduzir retratos do Grande Líder." (p. 57).
- "A mãmã ficava perturbada com a visão dessas dezenas de petizes em bandos (...) que ficavam à espera dos clientes que provavam os crêpes para ver se deixavam cair um pedaço inadvertidamente (...) Viam-nos colocados à espera diante de cada barraca de comida."
- "Recordo-me desse outro caso, próximo da minha casa, onde dois irmãos discutiam constantemente à hora da refeição para saber quem tinha mais comida na tijela" (legenda de desenho).
- "Depois de os ter retalhado, Moon comia-os juntamente com a sua mãe que tinha mais de oitenta anos e com o filho. Este era casado mas a mulher dele recusava-se a tocar em carne humana. No entanto o terrível segredo seria descoberto." (p.102) CM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue